LIXO NO BRASIL, UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL

De uma maneira resumida, o lixo é todo o resíduo gerado por atividades humanas que é considerado sem utilidade e que chegou ao seu estado final, porém é preciso trabalhar uma nova ideia em nossas mentes: Nada é lixo, tudo é matéria-prima, e assim vamos diminuir o grande problema com relação ao lixo no Brasil e no mundo!

Com a economia circular o conceito de lixo, ou seja de uma coisa sem valor, está ultrapassado. O valor está em não desperdiçar absolutamente nada.

As embalagens cartonadas são um belo exemplo, essas embalagens podem ser reaproveitadas e reposicionadas para fazer o ciclo completo da economia circular, usando o “lixo” como uma nova matéria-prima para outros produtos presentes no dia a dia.

O lixo não desaparece simplesmente, ele continua em algum lugar do planeta, na maioria das vezes em aterros a céu aberto, ou em lixões causando problemas como a poluição do solo e da água, propiciando também a proliferação de animais que transmitem doenças a população e causando enchentes, pois muitas vezes esse lixo é arrastado pela chuva. 

Só no Brasil existem quase 3 mil lixões funcionando e não há previsão de quando eles serão encerrados e substituídos por aterros sanitários.

Sabemos que o problema do lixo no brasil e no mundo é muito preocupante e exige medidas imediatas

Afinal nada desaparece como mágica, o lixo continua em algum lugar do planeta, e na maioria das vezes, está prejudicando o meio ambiente

 

Entenda melhor com base em estudos o que acontece com o lixo no Brasil e no mundo.

Um estudo feito pela ONU no atual ritmo de crescimento a previsão para o ano de 2050, é rumo a 4 bilhões de toneladas de lixo por ano. Nas três últimas décadas, a geração de resíduos urbanos aumentou três vezes mais rápido que a população. 

Sete bilhões de seres humanos produzem anualmente 1,4 bilhões de toneladas de resíduos solidos urbanos, uma média de 1,2 kg por dia per capita. Quase a metade desse total é ­gerada por menos de 30 países, os mais desenvolvidos do mundo. 

Se o número parece assustador, este cenário pode se tornar ainda mais ­sombrio, é traçado por estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial que daqui a dez anos, serão 2,2 bilhões de toneladas anuais. Na metade deste século, se o ritmo atual for mantido, teremos 9 bilhões de habitantes e 4 bilhões de toneladas de lixo urbano por ano.

Juntamente com esses números, vemos que o descarte inadequado dos resíduos em lixões e aterros controlados ainda é uma realidade. 

A falta de um planejamento adequado para o descarte de lixo ainda é um dos principais problemas ambientais do Brasil. Ainda mais, ao longo dos anos, o efeito negativo desse descarte incorreto resultou em doenças e em prejuízos expressivos, tanto no âmbito ecológico quanto no social. 

Apesar disso, a ideia da economia circular, onde nada é desperdiçado e todo o produto deve passar por reciclagem e transformação é a melhor maneira de transformar o consumo e fortalecer o caminho para superar desafios da sustentabilidade. 

A conscientização sobre a importância da reciclagem é o melhor passo que podemos dar juntos a um caminho sustentável!

Embora a reciclagem seja o último estágio da cadeia de geração de valor da Economia Circular, que tem seu processo produtivo redesenhado para não gerar resíduos, o seu papel é de extrema importância no fechamento do ciclo, pois ela permite a transformação dos resíduos em matéria-prima.

Aqui na Revita Recicladora de Embalagens Cartonadas, transformamos o problema em solução e chamamos o “lixo”, de matéria-prima!

Com a missão no conceito de reintegrar as matérias-primas das embalagens cartonadas descartadas em novos processos produtivos, agregamos valor de maneira sustentável, ao resíduo gerado por embalagens cartonadas, através de processos tecnológicos essas embalagens são coletadas e recicladas e assim são transformadas em matéria-prima para ser utilizada na composição de vários produtos que fazem parte do seu dia a dia. 

Como sempre dizemos, aqui na Revita tudo se torna NOVO, de NOVO!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.