Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

LIXO NÃO É LIXO COM A ECONOMIA CIRCULAR!

Economia Circular é o conceito inovador que pode ser a solução prática para o problema de esgotamento de recursos do planeta.

Economia Circular é o conceito inovador que pode ser a solução prática para o problema de esgotamento de recursos do planeta.

No blog de hoje, a Revita recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vai explicar, de maneira simples, a importância desse novo conceito.

Com a Economia Circular, o lixo não é lixo!

O conceito de economia circular é tirar a ideia da nossa cabeça de que o descarte final do produto é no lixo.

Tem por objetivo passarmos a ter uma visão mais contínua e cíclica de produção, em que tudo pode se tornar novo de novo. Faz com que os resíduos, que são descartados diariamente na sua casa, sejam utilizados como insumos para produção de novos produtos no mercado.

A economia circular é uma nova forma de pensar no futuro do nosso planeta, este conceito consiste em que o produto chegue ao fim da sua vida útil, ou seja, não vire lixo, e sim uma nova matéria-prima que será capaz de gerar novos produtos, para que nada seja desperdiçado.

A ideia é ter o máximo de reaproveitamento de produtos, materiais e outros componentes, mesmo quando se acredita que eles são apenas resíduos.

A otimização do processo produtivo é outro fator de elevada importância na economia circular. Através da inovação será possível obter ciclos produtivos mais eficientes e eficazes. Além disso, a criação de subprodutos e materiais, que promovam a reutilização e recuperação de desperdícios, é importante para a redução de resíduos produtivos.

A economia circular é apontada como uma solução prática para a crescente crise de recursos do planeta, já que tem como base a restauração do capital natural, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo.

Com este aumento da vida útil, dos recursos e a sua capacidade para gerar valor, em mais do que um ciclo produtivo vai tornar a utilização de recursos mais eficiente.

A Revita vai listar 5 benefícios práticos da Economia Circular:

– Contribui para o combate às alterações climáticas;

– Diminui as emissões de carbono;

– Conserva os recursos naturais;

– Minimiza a produção de resíduos;

– Reduz a dependência dos combustíveis fósseis.

Uma das maneiras que pode ser utilizada pela economia circular é a metodologia “do berço ao berço”, sendo circular desde a criação do produto.

A ideia é que o processo é saudável e circular, ou seja, os resíduos são introduzidos novamente como nutrientes e, segundo este método, é possível que a natureza, economia e sociedade convivam em harmonia.

Sempre, que considerar novos investimentos e projetos para a sua empresa, tenha em mente a ideia da economia circular, pois além de componentes sustentáveis, é possível otimizar os recursos e aumentar a eficiência da sua empresa.

Adotar a ideia de reutilização e de minimizar desperdícios nos processos produtivos será uma prioridade durante a próxima década. Fazendo isso, a sua empresa estará sempre um passo à frente rumo a um modelo de negócio mais sustentável e construindo assim como a Revita, um futuro mais digno de se viver!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco