IMPULSIONADO PELA PANDEMIA, CONSUMO CONSCIENTE GANHA ESPAÇO!

Sabemos que são as mudanças que nos fazem crescer, mas para que as mudanças aconteçam, é preciso dar o primeiro passo e sabemos que muitas vezes este primeiro passo costuma ser difícil, mas isso não significa que seja impossível.

Sendo assim, nós da Revita recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), ficamos muito felizes em ler pesquisas que informam o quanto a mudança do consumo consciente vem crescendo, principalmente em tempos de pandemia. 

Segundo uma pesquisa do Mercado Livre, só no Brasil foram 1,4 milhões de consumidores que compraram produtos com proposta sustentável, e houve um salto de 55% na busca por categorias sustentáveis, em menos de um ano.

Baseado na pesquisa citada, podemos notar que a população percebeu que todo o consumo, traz consequências negativas e positivas ao meio ambiente. Por isso, é importante parar e refletir sobre os hábitos de consumo e ficar atento à verdadeira necessidade de compra, e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.

Como saber se um produto é sustentável?

Conhecendo a produção e os processos, desde a matéria-prima até o descarte final dos produtos que você consome e quais impactos causam ao longo de toda a sua vida útil. Para descobrir isso você pode acompanhar pesquisas, sites e redes sociais das empresas ou até mesmo verificar as embalagens no momento da compra de um determinado produto.

Os consumidores estão cada vez mais dispostos a adotar medidas de consumo consciente, seja dentro de casa ou em seu trabalho, dando preferência por produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.

Esses resultados revelam a mudança de consciência das pessoas, que estão percebendo a importância do seu papel individual como cidadão, através de mudanças que gostariam de ver no mundo. 

O consumidor reconhece que tem um grande poder em suas mãos, ao escolher uma empresa ou um produto, ele sabe que pode transformar a sua compra em um ato de reconhecimento de boas práticas sustentáveis

Através dessas atitudes é possível minimizar o impacto ambiental do nosso consumo no planeta, pois sabemos que cada novo produto afeta todo o ecossistema, pois é necessário, água, petróleo, energias entre outras matérias- primas muitas vezes naturais para a sua produção. 

Desde sempre, desastres fazem parte de toda a história da humanidade e ocasionalmente representam uma oportunidade para se repensar em nosso estilo de vida. A pandemia trouxe a transformação comportamental, que buscou em nós hábitos mais sustentáveis, com relação ao consumo. 

E se você ainda não pensou nisso, que tal considerar o nosso texto como uma oportunidade de reflexão sobre o consumo consciente? 

Leia mais sobre mudanças de hábitos em: https://revita.ind.br/blog/substituicao-sustentavel/ 

Agora é a hora de adotar hábitos que geram um impacto positivo nas pessoas, na economia e em nosso planeta!

 

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.