DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

Por que falar sobre o Dia Mundial da Reciclagem? Veja de perto esses números: por ano, são gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 4% é reciclado.

Mas, para onde vai todo o lixo que é produzido?

Quando descartado de forma incorreta, na natureza por exemplo, o alumínio demora cerca de 200 anos para se decompor, enquanto plásticos demoram 450 anos e vidros ainda não é possível determinar, mas a previsão é de 1 milhão de anos.

Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. 

Ou seja, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.

E por isso hoje comemoramos O Dia Internacional da Reciclagem. Esta data foi instituída pela UNESCO e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Principalmente no último ano, o mundo passou por uma grande mudança no padrão de consumo, e com isso, o lixo se tornou um problema mundial. Em tempos de pandemia a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu consideravelmente. Consequentemente, a produção de lixo também cresceu. 

Como vimos no começo alguns dos materiais utilizados em nosso dia a dia, podem demorar centenas de anos para se decompor na natureza, como o plástico e o vidro. E a reciclagem é a maneira mais eficaz de minimizar esses efeitos

O que é a reciclagem?

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. 

Qual a importância da reciclagem?

Devido a reciclagem uma menor quantidade de resíduos é destinada aos aterros e lixões. Ou seja, estes terão o seu tempo de vida útil aumentado, o que é muito importante. Afinal, mesmo que ocorra a reciclagem, a população ainda produz enormes quantidades de lixo que não pode ser reaproveitado e precisa de descarte correto. 

Além da preservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Outra vantagem é que, com aterros sanitários disponíveis, os resíduos serão descartados corretamente, e assim não haverá contaminação do solo e das águas.

O que aprendemos com o dia Mundial da Reciclagem?

A reciclagem nos ensina que é preciso ter consciência ambiental.

Afinal, se todas as pessoas mantiverem os níveis altos de consumo e descartarem seu lixo de forma incorreta, teremos altos índices de poluição e de doenças, além de que, futuramente, não haverá mais espaço para criar aterros sanitários devido ao tempo de decomposição desses produtos.

Contudo, é de extrema importância que todos façam a sua parte, e destinem seus resíduos corretamente. Em algumas cidades a prefeitura oferece serviços de coleta seletiva, em geral basta separar os recicláveis dos orgânicos e jogar cada um na lixeira apropriada. Nas outras cidades, é importante procurar pontos de descarte apropriados. 

Notou como o Dia Mundial da Reciclagem é importante e pode contribuir para o desenvolvimento da cidade, a redução da poluição e a preservação do planeta? 

Lembre-se de que você tem um papel fundamental para que esse processo ocorra. É muito importante incentivarmos a reciclagem, precisamos criar a consciência de que o planeta e o meio ambiente é a extensão da nossa casa. Então, colocar o lixo para fora significa apenas mudar ele de cômodo, mas continua sendo nossa responsabilidade.

Por isso, faça a separação do seu lixo reciclável e leve até um posto de coleta. 

O planeta conta com a sua ajuda!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.