LIXO, ISSO É MINHA RESPONSABILIDADE?

A Revita, recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vai abordar sobre a responsabilidade que cada pessoa tem sobre o lixo produzido e também demonstrar a necessidade de uma maior consciência ambiental diante de todo o desenvolvimento social em que vivemos.

Você já parou para refletir, o que você faz com o lixo que produz?

Antes de tudo é preciso entender que não há distinção entre o meio ambiente e o ser humano e sim que ambos devem se manter em harmonia. Todo o lixo que produzimos hoje e que são descartados de maneira incorreta afetam de forma direta e indireta na vida da população, podemos listar inúmeras consequências maléficas que lixões e aterros sanitários podem causar. 

Essas consequências podem ser prejudiciais ao homem e ao meio ambiente, porque provocam alterações a curto, médio e longo prazo, desequilibrando todo o ecossistema local. 

A Revita recicladora de embalagens cartonadas, fala incansavelmente sobre a importância do descarte correto do lixo e do uso de produtos eco friendly, pois segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, ao menos 56% dos municípios brasileiros recorrem ao descarte de seus lixos em depósitos inadequados. 

O descarte incorreto do lixo é o principal responsável por todos os problemas ambientais causados, eles levam a formação de ilhas de lixo, causando enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças e prejudicam a sobrevivência da fauna e da flora. 

A consciência ambiental deve sim, começar dentro de nossas casas, do nosso trabalho e principalmente deve ser levada muito a sério pelos órgãos governamentais de nossos municípios e estados.

Os transtornos causados pelos descartes de forma incorreta não são necessariamente imediatos e passageiros, uma vez que o lixo demora dezenas e até centenas de anos para se degradar na natureza. 

Com isso, uma ideia que vem ganhando espaço e se destacando é a economia circular. 

A principal ideia da economia circular é utilizar todos os ítens que são descartados diariamente na sua casa e que podem ser utilizados como insumos para produção de novos produtos no mercado.

A ideia é tirar o conceito de lixo que temos já formado em nossa cabeça e substituir por uma visão mais contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo.

O principal motivo pelo qual essa ideia tem tudo a ver com sustentabilidade é que ela se inspira no mecanismo dos próprios ecossistemas naturais. Eles geram os recursos a longo prazo num processo contínuo de reaproveitamento e reciclagem. 

A sustentabilidade vem ganhando espaço e os consumidores vêm adotando cada vez mais essa nova rotina. Os consumidores estão priorizando empresas que são sustentáveis, transparentes e alinhadas com seus principais valores ao tomar decisões de compra. 

Nossos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo, pelas marcas que priorizam por um planeta sustentável.

E você? Está disposto a erguer as mangas e fazer a sua parte também?

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.