LIXO, ISSO É MINHA RESPONSABILIDADE? A Revita, recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vai abordar sobre a responsabilidade que cada pessoa tem sobre o lixo produzido e também demonstrar a necessidade de uma maior consciência ambiental diante de todo o desenvolvimento social em que vivemos. Você já parou para refletir, o que você faz com o lixo que produz? Antes de tudo é preciso entender que não há distinção entre o meio ambiente e o ser humano e sim que ambos devem se manter em harmonia. Todo o lixo que produzimos hoje e que são descartados de maneira incorreta afetam de forma direta e indireta na vida da população, podemos listar inúmeras consequências maléficas que lixões e aterros sanitários podem causar. Essas consequências podem ser prejudiciais ao homem e ao meio ambiente, porque provocam alterações a curto, médio e longo prazo, desequilibrando todo o ecossistema local. A Revita recicladora de embalagens cartonadas, fala incansavelmente sobre a importância do descarte correto do lixo e do uso de produtos eco friendly, pois segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, ao menos 56% dos municípios brasileiros recorrem ao descarte de seus lixos em depósitos inadequados. O descarte incorreto do lixo é o principal responsável por todos os problemas ambientais causados, eles levam a formação de ilhas de lixo, causando enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças e prejudicam a sobrevivência da fauna e da flora. A consciência ambiental deve sim, começar dentro de nossas casas, do nosso trabalho e principalmente deve ser levada muito a sério pelos órgãos governamentais de nossos municípios e estados. Os transtornos causados pelos descartes de forma incorreta não são necessariamente imediatos e passageiros, uma vez que o lixo demora dezenas e até centenas de anos para se degradar na natureza. Com isso, uma ideia que vem ganhando espaço e se destacando é a economia circular. A principal ideia da economia circular é utilizar todos os ítens que são descartados diariamente na sua casa e que podem ser utilizados como insumos para produção de novos produtos no mercado. A ideia é tirar o conceito de lixo que temos já formado em nossa cabeça e substituir por uma visão mais contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo. O principal motivo pelo qual essa ideia tem tudo a ver com sustentabilidade é que ela se inspira no mecanismo dos próprios ecossistemas naturais. Eles geram os recursos a longo prazo num processo contínuo de reaproveitamento e reciclagem. A sustentabilidade vem ganhando espaço e os consumidores vêm adotando cada vez mais essa nova rotina. Os consumidores estão priorizando empresas que são sustentáveis, transparentes e alinhadas com seus principais valores ao tomar decisões de compra. Nossos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo, pelas marcas que priorizam por um planeta sustentável. E você? Está disposto a erguer as mangas e fazer a sua parte também? « Voltar ao blog Notícias relacionadas RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DENTRO DAS EMPRESAS Cada vez mais, as empresas e os consumidores passam a assumir uma responsabilidade ambiental, buscando por produtos e serviços que gerem menor impacto ambiental.... SACOLAS PLÁSTICA x SACOLAS DE PAPEL Ouvimos com frequência que as sacolas plástica levam de 300 a 500 anos para se decompor. Mesmo com a consciência disso, os números de... ATIVIDADES SUSTENTÁVEIS NA INFÂNCIA, A SOLUÇÃO DO FUTURO! Cada vez mais as pessoas estão compreendendo a importância de adotar atitudes sustentáveis em sua rotina. Mas para que essas práticas estejam enraizadas em... A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA PARA O PLANETA. O Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e representa um momento importante para reflexão sobre o impacto das ações humanas no... DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E REVITA. O conceito mais aceito de desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender... A CONSTANTE INOVAÇÃO DE PRODUTO NA REVITA. A definição simples de inovação, é a exploração com sucesso de uma nova ideia, transformando-a num novo produto, serviço ou negócio que, ao ser...