Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

A importância da coleta seletiva.

A importância da coleta seletiva.

Com o aumento populacional e o consumo excessivo, é de extrema importância o desenvolvimento sustentável da sociedade e do governo. Além da economia circular e do consumo consciente, uma maneira eficiente para a redução do lixo é através da coleta seletiva. 

A coleta seletiva é um procedimento onde acontece o recolhimento dos resíduos, de acordo com a classificação de sua origem e em seguida são depositados em contentores indicados por cores. 

Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, entre outros. A coleta seletiva é extremamente importante para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação indispensável na vida moderna devido ao aumento do consumo e consequentemente do lixo produzido.

Quando usamos os números para falar sobre a produção, descarte e destinação incorreta do lixo os dados são alarmantes. O Brasil produz cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo uma pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias. 

Segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio (Pnuma), o lixo mundial deve ter um aumento de 1,3 bilhões de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. E não para por aí, de toda essa produção de lixo que falamos, apenas 1,28% são reciclados, um número muito abaixo da média mundial. 

Cuidar do lixo é uma obrigação de todos: o cidadão tem que colaborar, porém os órgãos governamentais precisam fazer o seu papel, de promover a coleta seletiva e destinar o lixo orgânico com restos de alimento para um aterro sanitário. O aumento na produção de lixo requer uma ação coordenada entre governos e cooperativas de catadores.

É preciso cobrar o papel dos órgãos governamentais, pois apenas apenas 17% da população do país é atendida pela coleta seletiva, um número lamentavelmente baixo. A falta de gerenciamento traz grandes consequências, fazendo com que a população tenha uma coleta ineficiente, uma ausência de tratamento e consequentemente, uma disposição final do resíduo de maneira inapropriada. 

A coleta seletiva não é representada apenas por lixeiras coloridas e bonitas, esse processo evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. Similarmente trazem consigo inúmeros benefícios, dentre eles podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis. Benefícios imensuráveis a curto e longo prazo.

Reciclar, reaproveitar e reduzir são a chave para se viver em um mundo mais limpo e sustentável.

Se não fizermos algo pelo planeta hoje, seremos engolidos pela próxima geração: a do lixo.

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco