A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA PARA O PLANETA.

O Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e representa um momento  importante para reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. Já parou para pensar qual a importância da natureza para o seu humano?

É da natureza que retiramos os recursos necessários para a nossa sobrevivência, tais como alimento e água. É ela também que garante o nosso desenvolvimento econômico, fornecendo as matérias-primas naturais necessárias. A natureza, portanto, é essencial para a sobrevivência do homem no planeta.

Apesar de reconhecermos a importância da natureza, a exploração exagerada e sem nenhum controle coloca em risco a qualidade e a quantidade de recursos naturais disponíveis no planeta. A poluição, a contaminação e a extinção de espécies são apenas alguns dos exemplos dos impactos gerados pela ação do homem.

Os impactos negativos que o homem causa à natureza são muitos. Na maioria das vezes, nem nos damos conta de como nossas atitudes podem prejudicar o meio ambiente. A forma como descartamos o lixo, por exemplo, pode ser responsável pela contaminação das águas e, consequentemente, por deixá-la imprópria para o consumo humano. 

Além de pequenas atitudes individuais, o meio ambiente encara ainda os impactos em alta escala. Como exemplo desses grandes impactos, podemos citar o desmatamento, que causa, principalmente, a perda de biodiversidade; as queimadas, que poluem o ar e matam os seres vivos, a diminuição da diversidade de espécies, da disponibilidade de recursos e também por mudanças climáticas drásticas

Um acontecimento recente por exemplo foi a tempestade de areia que aconteceu no interior de São Paulo, um fenômeno raro causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, o que acabou criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura. 

Segundo os meteorologistas , os dias secos e quentes favorecem a tempestade de areia, impactos que ao longo dos anos causam grandes estragos. Diante dos problemas causados pelos impactos negativos, é importante que algumas medidas sejam tomadas pela sociedade civil e também pelos governantes. 

Então, vamos aproveitar esta data e começar a colocar em prática algumas medidas sustentáveis que podemos tomar para diminuir o impacto negativo que causamos? Se todos fizerem a sua parte, deixaremos um planeta mais saudável para as próximas gerações. 

A Revita vem se destacando como a maior recicladora de embalagens longa vida do país, através dessas embalagens e de nossa tecnologia damos vida a novas matérias-primas que se transformam em novos produtos

Dessa forma contribuímos com o meio ambiente através de todos os nossos processos sustentáveis, da diminuição de lixo em aterros a céu aberto e com a diminuição da extração da matéria-prima natural. 

Adotamos a ideia de reutilização a partir da reciclagem, pois sabemos que RECICLAR e REUTILIZAR é AMAR o planeta!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.