Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

VOCÊ SABE COMO DESCARTAR O LIXO CORRETAMENTE? VEJA 5 PONTOS IMPORTANTES A SEREM REALIZADOS POR VOCÊ!

VOCÊ SABE COMO DESCARTAR O LIXO CORRETAMENTE?

Na Revita, recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), conversamos muito sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. É importante perceber que temos a responsabilidade de criar alternativas e nos educar para reduzir nossas ações nocivas no planeta.

Uma atividade básica e importante para o nosso planeta: é a coleta seletiva. Mas, essa atividade muitas vezes passa despercebida pelas pessoas. A coleta seletiva de lixo é a principal ferramenta que podemos usar para garantir que o ambiente seja reconstruído.

A coleta seletiva de forma adequada é a primeira e mais importante ação para que os mais diversos tipos de resíduos tenham uma destinação adequada. Porque os resíduos devidamente separados podem ser reciclados e reutilizados ou ter uma destinação ambientalmente correta.

O descarte correto do lixo pode evitar danos ao meio ambiente e proteger os limpadores de rua e os profissionais que estão expostos a ele.

Os catadores são importantes agentes de limpeza da cidade e são vitais para a proteção da cidade. Esses profissionais combatem indiretamente a disseminação de diversas doenças, que podem se desenvolver com o acúmulo inadequado de resíduos.

Mas você sabe como descartar o lixo corretamente?

A Revita, recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vai te dar 5 dicas simples de como colaborar com os profissionais da limpeza e fazer a sua parte no descarte correto do lixo! 

– Embale corretamente o lixo em sacos resistentes, que devem ser herméticos e de tamanho suficiente para evitar que o lixo se espalhe e se espalhe na via pública. Além de exalar odores desagradáveis, o lixo mal embalado também atrai animais e insetos que podem se tornar vetores de doenças.

– Alguns objetos, como cacos de vidro ou seringas, merecem atenção especial, pois o descarte incorreto pode colocar em risco a segurança dos limpadores de ruas. O catador precisa pegar o lixo rapidamente sem ver o conteúdo do saco. Quando precisar manusear materiais cortantes ou pontiagudos, embrulhe-os em jornal e feche bem com fita adesiva. Desta forma, o gari ficará protegido e os fragmentos não rasgarão o saco

– Use sacos de lixo apropriados para descarte. O melhor é usar saco de lixo grande. Os sacos são mais resistentes e fáceis de manusear para a coleta. A sacola de mercado é muito frágil e rasga-se facilmente.

– Cuidado com o lixo tóxico. É denominado lixo tóxico porque contém substâncias prejudiciais ao meio ambiente e às pessoas. Objetos separados, como baterias, placas de computador, medicamentos e outros componentes eletrônicos, devem ser colocados em locais apropriados.

– Reaproveite o lixo. Grande parte do lixo que passa pelas mãos dos garis, pode ser reaproveitado em casa. Por exemplo, o resíduo da fruta é um bom fertilizante natural. Com a compostagem você pode adquirir  um importante adubo para as suas plantas, reduz a quantidade de lixo que seria destinada para lixões e aterros, e contribui com o meio ambiente evitando a emissão de gases de efeito estufa, que são completamente nocivos para a atmosfera. E, segundo estudos, adquirir uma composteira pode trazer benefícios pessoais. O contato com uma bactéria presente no húmus, diminui alergias, dores, náuseas e funciona como antidepressivos.

O que achou dessas dicas? 

É muito gratificantes poder fazer algo por nosso planeta e por pessoas que nos ajudam a cuidar dele!

Como cidadãos, devemos buscar formas de reduzir ao máximo a quantidade de resíduos que geramos, reaproveitar e reutilizar tudo o que pode ser usado novamente!

Nós somos responsáveis por evitar a poluição e os danos humanos causados no meio ambiente. 

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco