Já imaginou se todo produto que descartamos se transformasse em outro?
Não se espante se eu disser que é isso o que fazemos aqui na Revita. Pensando nisso, vamos apresentar a vocês um produto sustentável e inovador que veio para proteger o meio ambiente.
Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Ações fundamentais para a preservação do meio ambiente, os 4 R’s da Sustentabilidade são um conjunto de práticas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental causado pelo desperdício de materiais e produtos provenientes de recursos naturais, além de poupar a natureza da extração de recursos.
Ser uma empresa ambientalmente responsável nos dias de hoje vai além de somente cumprir com as obrigações legais. É preciso estar atento às inovações que visam uma produção mais limpa, e adotar medidas de forma a minimizar cada vez mais os impactos ambientais.
E aqui na Revita, sustentabilidade e inovação é o nosso propósito, sendo assim, reciclamos as embalagens longa vida, uma embalagem fundamental para a vida moderna e transformamos em novos produtos.
Mas como é feito esse produto sustentável e inovador?
De maneira simples é assim, as embalagens longa vida (caixinhas de leite, creme de leite, molhos, entre outras), chegam até nós através da coleta seletiva, ou nos são fornecidas diretamente pelas fabricantes.
A composição da embalagem longa vida é assim: 75% Papel duplex; 20,3 % Polietileno e 5% Alumínio.
Colocamos essas embalagens em um hidrapulper (podemos chamar de liquidificador gigante), dentro desse liquidificar o papel duplex se separa das camadas de polietileno e alumínio, depois desse processo industrial, obtemos a celulose, que chamamos de celulose sustentável, por ser proveniente de um processo reciclável, diferentemente da celulose natural que é obtida a partir das árvores. Por isso, o nome REVITACEL uma celulose fabricada aqui na Revita.
Depois desse processo, reintegramos esses materiais a cadeia produtiva de diversos segmentos industriais. Sua principal vantagem é ser a primeira etapa da reciclagem, ou seja, o tamanho da fibra é preservado, com isso a matéria-prima é uniforme, garantindo a qualidade da celulose.
Onde essa matéria prima sustentável e inovadora pode ser aplicada?
O Revitacel pode ser utilizado na produção de papel, papelão, papel cartão, papéis higiênicos entre outros produtos que carregam em sua composição a celulose. Quando o Revitacel é utilizado na fabricação de novos produtos, esses produtos passam a se tornar sustentáveis e também entram para economia circular, onde o propósito é entender que nada é lixo e tudo pode se tornar novo de novo.
Além de contribuir para a redução do lixo, usar o REVITACEL contribui para a diminuição da extração de novas matérias-primas, o que é muito importante, pois, segundo Fundo Mundial Para a Natureza a atual superexploração dos recursos naturais está criando um enorme déficit, e se continuarmos nesse ritmo, os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030, caso medidas imediatas não sejam tomadas.
Quando falamos de REVITACEL, falamos sobre os impactos que VOCÊ PODE MINIMIZAR no meio ambiente através da escolha correta.
Aqui na Revita, nosso processamento está em cerca de 2.800 toneladas de matéria-prima por mês, para que outras empresas utilizem este material na fabricação de novos produtos.
A reciclagem dessas embalagens, assim como o seu reaproveitamento, é muito importante para a preservação do meio ambiente e o futuro do planeta!
Fale com a nossa equipe e conheça também o ALUVITA: https://revita.ind.br/contato/