MODA E SUSTENTABILIDADE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA! Provavelmente você já ouviu falar de eco fashion ou moda sustentável, um assunto importante que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo fashion. E como vocês sabem, amamos tudo que tenha a ver com sustentabilidade, por isso hoje vamos falar sobre moda e sustentabilidade por aqui. Uma das maiores preocupações das empresas e clientes do mercado é a sustentabilidade. Um assunto que cada vez mais vem influenciando diretamente nas vendas, já que o consumidor está mais consciente e preocupado com a origem das matérias-primas e com todos os processos de fabricação. Com isso, a moda sustentável veio para seguir uma série de processos para que a sua produção auxilie na preservação do meio ambiente. O mercado da moda é conhecido pelo curto ciclo de vida dos produtos, pois a cada estação novas peças são apresentadas, fazendo com que os produtos da estação anterior, sejam descartados por não estarem mais na moda. A indústria da moda é uma das que mais poluem o meio ambiente, a produção em escala global, faz com que a indústria da moda seja responsável por 1,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano, valor que supera a aviação comercial e a indústria naval juntas. Muita coisa precisa mudar para que o setor não seja, até 2050, responsável por ¼ das emissões de carbono do planeta todo. Algumas práticas importantes para integrar moda e sustentabilidade está no: -Uso eficiente dos recursos hídricos, tanto na fabricação dos produtos como no cultivo da matéria-prima; -Utilização de corantes naturais, como os extraídos da matéria vegetal; -Realizar o tratamento adequado dos efluentes provenientes dos processos de fabricação; -Reduzir o desperdício dos tecidos durante as etapas de corte e costura, entre outros. Moda e sustentabilidade no mercado da moda. Devido à maior conscientização da sociedade sobre o assunto, a procura por moda sustentável vem crescendo gradativamente e com isso grandes marcas já vem se adaptando ao novo mercado. Marcas renomadas como Gucci, Alexander McQueen, Stella McCartney, Saint Laurent e Balenciaga, tem um Departamento de Sustentabilidade, comandado pela francesa Marie-Claire Daveu. Em seus 4 anos de gestão na Kering, ela revolucionou a forma de enxergar a moda sustentável: erradicou o uso de PVC de 99,8% dos produtos da holding e criou uma espécie de biblioteca têxtil apenas com tecidos de fontes sustentáveis. Marcas consagradas também criaram programas de reciclagem e outras não abrem mão da ética no momento de produzir suas coleções. Ficamos com o coração aquecido ao saber que grandes empresas do setor têxtil e da indústria da moda investem pesado para minimizar os impactos ambientais que elas geram. Avanços e investimentos que visam preservar o meio ambiente e estruturar uma produção inovadora não são apenas uma tendência, são uma necessidade real. A construção de um ciclo produtivo sustentável não depende de pequenas e isoladas transformações. É preciso que a filosofia verde ganhe força. Meio ambiente e sociedade são universos que podem, sim, conviver. Isso é mais que uma tendência: é uma necessidade para que os impactos negativos sobre o meio ambiente sejam reduzidos enquanto ainda há tempo. Revita, tudo novo, de novo « Voltar ao blog Notícias relacionadas RESPONSABILIDADE AMBIENTAL DENTRO DAS EMPRESAS Cada vez mais, as empresas e os consumidores passam a assumir uma responsabilidade ambiental, buscando por produtos e serviços que gerem menor impacto ambiental.... SACOLAS PLÁSTICA x SACOLAS DE PAPEL Ouvimos com frequência que as sacolas plástica levam de 300 a 500 anos para se decompor. Mesmo com a consciência disso, os números de... ATIVIDADES SUSTENTÁVEIS NA INFÂNCIA, A SOLUÇÃO DO FUTURO! Cada vez mais as pessoas estão compreendendo a importância de adotar atitudes sustentáveis em sua rotina. Mas para que essas práticas estejam enraizadas em... A IMPORTÂNCIA DA NATUREZA PARA O PLANETA. O Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e representa um momento importante para reflexão sobre o impacto das ações humanas no... DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E REVITA. O conceito mais aceito de desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender... A CONSTANTE INOVAÇÃO DE PRODUTO NA REVITA. A definição simples de inovação, é a exploração com sucesso de uma nova ideia, transformando-a num novo produto, serviço ou negócio que, ao ser...