Hoje, no Blog Revita Recicladora de Embalagens Cartonadas (longa vida), vamos falar sobre a embalagem mais presente em nosso dia a dia e como através do seu descarte correto, pode ser reintegrada na cadeia produtiva da Revita, gerando matéria-prima de grande utilização, e claro, protegendo o meio ambiente.
As embalagens cartonadas (longa vida) foram criadas em 1951, com o objetivo de facilitar e levar qualidade aos produtos, que estão presentes em nossos dias como os alimentos e bebidas.
Esta embalagem é a maneira mais segura, conveniente, econômica e sustentável.
É uma embalagem muito presente na vida de todos e fundamental para a vida moderna, pois protege seu conteúdo por um período prolongado, preservando suas características, sabor e valor nutricional.
Essa embalagem é composta por 75% de papel duplex, 20% polietileno e 5% de alumínio. Esses materiais formam uma estrutura em camadas que criam uma barreira impedindo a entrada de luz, de ar, de água, micro-organismos e odores externos, protegendo assim o conteúdo interno da embalagem.
Por serem feitas a partir de diversos materiais, essas embalagens quando descartadas de forma incorreta geram grande impacto ambiental.
Por isso devemos contar com o descarte correto e a reciclagem, que são realizadas por empresas específicas.
A partir da reciclagem das embalagens cartonadas (longa vida) é possível produzir matéria-prima para a fabricação de vários materiais, como por exemplo o papelão ondulado, caixas de papelão, papel toalha, papel tissue, telhas de fibrocimento, telhas ecológicas, entre outros.
E é aí que a Revita, recicladora de embalagens cartonadas, se destaca!
A Revita usa sua tecnologia para garantir integridade e a qualidade nas novas matérias-primas geradas, sendo uma recicladora de embalagens cartonadas (longa vida) pré e pós-consumo, que reintegra celulose, alumínio e plástico a cadeia produtiva de diversos segmentos industriais. De uma maneira simplificada, podemos dizer que a cadeia funciona da seguinte forma:
A Revita obtém sua matéria-prima de embalagens do pré-consumo ou pós-consumo (direto da fábrica, ou através da coleta) → Passa por um processo industrial de reciclagem, obtendo a celulose e o alumínio/plástico → Estes produtos são reintegrados à cadeia produtiva de diversos segmentos.
E através dessa cadeia e de sua tecnologia, a Revita, Recicladora de Embalagens Cartonadas (longa vida) criou matérias-primas essenciais, como o REVITACEL e o ALUVITA.
O Revitacel é a celulose sustentável feita de fibra longa e é utilizada na produção de papel, papelão, papel cartão, papéis higiênicos, telhas e outros produtos. Sua principal vantagem é ser a primeira etapa da reciclagem, ou seja, o tamanho da fibra é preservado. Por isso a matéria-prima é uniforme, garantindo a qualidade da celulose.
O ALUVITA, que é uma dupla solução, é um material feito a partir de uma mistura do termoplástico PEBD – Polietileno de Baixa Densidade com o alumínio, que é enfardada e enviada novamente ao ciclo produtivo de outras empresas do segmento. Esses fardos contêm, em média, 80% de polietileno e 20% de alumínio.
O alumínio e plástico reciclados praticamente mantêm suas características físicas, podendo ser utilizados na fabricação de pellets para a indústria de plástico, placas, entre outros produtos. Telhas ecológicas, feitas com esse material, ainda possuem características especiais: têm maior impermeabilidade, forte isolamento e são mais flexíveis.
Incrível saber como uma embalagem utilizada em nosso dia a dia pode se transformar em tantas coisas não é?
É interessante sabermos como tudo se transforma, nada é descartado e tudo reutilizado.
E como as nossas ações geram impactos no meio ambiente e no nosso futuro planeta, pois é através das nossas ações que garantimos um planeta em boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, possibilitando a manutenção dos recursos naturais, e também garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
A Revita se preocupa. A Revita age. A Revita transforma.