UM DIA PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE!

Hoje, dia 22 de Novembro, comemoramos o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo. Um dia que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.

A reciclagem é a melhor maneira de reduzir consideravelmente o lixo no meio ambiente e a população precisa ter consciência dessa importante ação. Mas a nossa realidade nos mostra que a reciclagem é uma atitude pouco aplicada no dia a dia do brasileiro, pois das  240 mil toneladas de lixo gerada todos os dias, somente 2% é encaminhado para a reciclagem, enquanto 45% desse lixo poderia ser reciclado.

Com a vinda da pandemia esse número tem aumentado consideravelmente, devido ao aumento na demanda delivery e ao consumo em casa e nos hospitais com o aumento de uso dos materiais, como papéis de higiene.

Para que esses números mudem, é preciso entender que os pensamentos também precisam ser reciclados!

É preciso se perguntar: O que uma simples atitude do meu dia provoca no meio ambiente?

A população precisa ter consciência, que atitudes no cotidiano podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente, e que suas ações podem causar impacto a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, quando você separa os resíduos secos em casa e os entrega para a coleta seletiva, você contribui para para a economia circular, gerando mais empregos e colaborando com a redução da extração de matéria-prima virgem para a fabricação de novos produtos.

Para que tudo isso aconteça é preciso planejamento e organização a partir de cada atitude tomada dentro de nossas próprias casas.

Ser sustentável exige que você coloque em prática inúmeras ações para preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Se você tiver um estilo de vida focado na sustentabilidade, que se preocupa com o meio ambiente, você pode diminuir até 70% dos problemas ambientais.  

Em muitos países europeus, as pessoas separam os recicláveis antes mesmo da coleta. No Brasil, essa prática ainda não é muito comum, principalmente em cidades que não têm estrutura para reciclagem.

Temos uma profissão que contribui diretamente neste processo, que são os Recicladores de Lixo. A data foi escolhida justamente para chamar a atenção da população com relação ao destino dos resíduos sólidos e orgânicos.

Está na hora de mudar e colocar em prática tudo o que aprendemos sobre separação correta e descarte do lixo, não é mesmo?

A Revita, maior recicladora de embalagem cartonada (longa vida) do Brasil, apoia e enaltece esta data! Um mundo melhor depende apenas de nós, seres humanos. Juntos somos mais fortes.

 

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.