TWO SIDES

Recentemente recebemos aqui na Revita a visita da Two Sides.

Criada em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa, a Two Sides incentiva a ideia de produção e o uso consciente da impressão e do papel. Junto disso, a organização traz à tona certos erros comuns sobre os impactos ambientais da utilização do papel.

Por que a visita?

A Revita se orgulha em ser uma recicladora de embalagens longa vida. Temos um texto onde explicamos que “Em 2018, a Revita reciclou aproximadamente 22.175 toneladas de embalagens longa vida. Esse volume é equivalente a 18 campos de futebol cobertos com os fardos de material longa vida. Isso também representa a preservação de aproximadamente 684.816 árvores”.

Mas o que está de errado no texto acima? Há um equívoco nesta afirmação e foi este o motivo que trouxe a Two Sides ao nosso escritório.

É verdade que em 2018 a Revita reciclou aproximadamente 22.175 toneladas de embalagens longa vida. Também é verdade que esse volume é equivalente a 18 campos de futebol cobertos com os fardos de material longa vida. Mas o que a Two Sides veio nos explicar é que ao reciclar embalagens longa vida a Revita não preservou árvores.

Para quem não sabe, a embalagem longa vida é feita de três diferentes materiais: papel, plástico e alumínio. As empresas que fabricam as conhecidas “caixinhas” utilizam o papel que provém do Manejo Florestal Sustentável. O que seria isso?

Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.

Ou seja, as árvores utilizadas para fazer o papel das caixinhas, foram plantadas especificamente para este fim. Entendeu?

O que a Two Sides nos explicou é que não é possível preservar algo que não existiria. Aquela área, aquelas árvores cortadas para fazer o papel das caixinhas foram plantadas especificamente para isto.

A preocupação da Two Sides é que frases como essa podem dar a impressão que utilizar o papel é ruim. Um mito que ela está tentando combater.

O papel, por ser proveniente de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável. Por isso, certas informações devem ser precisas.

Então, de forma clara e simples, a Two Sides aborda assuntos e afirmações imprecisas que são espalhadas pela sociedade, para depois corrigi-los e mostrar como se pode entrar na pauta de forma correta.

Por ser mitos propagados e espalhados há muito tempo, já é considerado um erro quase que involuntário. Para um melhor exemplo, leia abaixo uma das frases que mais vemos por aí, principalmente em assinaturas de e-mail:

“PENSE ANTES DE IMPRIMIR”.

O erro dessa afirmação é REALMENTE não pensar no depois, porque se olharmos de um ponto de vista maior, a utilização e a produção do papel apoia a gestão sustentável de florestas.

No Brasil, 100% da produção de celulose e papel vem de florestas plantadas de eucalipto e pinus que são arvores de florestas renováveis. Ao usar matéria-prima proveniente de florestas renováveis, o setor de celulose e papel tem evoluído nos últimos anos rumo a um lugar de destaque na produção sustentável – e tem grande potencial para novas conquistas.

“As práticas de manejo das florestas partem do princípio de que seus bens e serviços devem ser sustentáveis, a diversidade biológica conservada e os impactos socioeconômicos positivos”. Ibá – Indústria Brasileira de Árvores

Então, aos poucos, a Two Sides encoraja um melhor entendimento das questões ambientais da indústria da comunicação impressa e do papel.

Através de sua grande gama de utilizações. A empresa defende a escolha e uso dos diversos produtos fabricados com papel, seja para fins comerciais ou de apoio ao aprendizado e exercício da criatividade, posicionando-se como um meio de comunicação essencial.

A Revita, maior recicladora de embalagens longa vida do Brasil, agradece a Two Sides e que nossa parceria seja duradoura. Parabéns pelo trabalho!

Quem quiser conhecer mais sobre a Two Sides, segue aí o link do site:

https://twosides.org.br/

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.