LIXEIRA PARA RECICLAGEM

Quase todos os recursos que utilizamos hoje são escassos, desde o petróleo, que é usado para a produção de gasolina, e até mesmo a água potável, essencial para o planeta.

Além de serem escassos, o material descartado pode gerar poluição no meio ambiente, destruindo a fauna e a flora do local.

Diante desta realidade, é notória a importância da reciclagem, cujo resultado final é a nova destinação!

Ajudando o processo a partir da lixeira para reciclagem

Mas, para que esse processo seja executado da melhor forma possível, deve-se começar com a separação do lixo, em casa mesmo, assim como no trabalho ou em empresas.

Nem todo mundo sabe, mas cada tipo de lixo possui em destino diferente e, por isso, a separação dos resíduos é tão importante para o processo todo.

Com o intuito de conscientizar e facilitar o trabalho de reciclagem, foram criadas padronizações de lixeiras para reciclagem, que dividem-se em cores.

Para que você comece a utilizá-las corretamente, a Revita vai te ensinar como reciclar os materiais da melhor maneira!

Lixeira para reciclagem azul: Papel e papelão

Uma das mais comuns, a lixeira para reciclagem azul é utilizada para todos os tipos de papel e papelão, como jornais ou revistas.

É fácil encontrar a lixeira para reciclagem azul em diversos órgãos públicos, praças, escolas entre outros.

Lembre-se apenas que nessa lixeira não devem ir papéis plastificados, fotografias, papel higiênico e coisas do gênero.

Lixeira para reciclagem vermelha: Plásticos

Assim como a lixeira para reciclagem azul, a vermelha é uma das mais comuns e fáceis de ser encontrada.

Nela, você pode depositar sacolas de plástico, garrafas pets, CDs, DVDs, canetas, brinquedos e outros objetos de plásticos.

Não jogue na lixeira para reciclagem vermelha os seguintes produtos, que aparentam ter plástico: como fraldas, raio x, acrílicos, adesivos e embalagens laminadas.

Lixeira para reciclagem verde: Vidro

Assim como as anteriores, a lixeira para reciclagem verde, também é fácil de ser encontrada em shoppings e lugares de grande movimento.

A lixeira para reciclagem verde é destinada a receber garrafas de bebida, potes, vidros de lâmpadas incandescentes, vidros quebrados, entre outros.

Lembre-se de não descartar na lixeira para reciclagem verde produtos como louças de porcelana, cristais, espelhos, ampolas de medicamento e lâmpadas fluorescentes.

Lixeira para reciclagem amarela: Metal

Também bastante popular, a lixeira para reciclagem amarela é o local de descarte de produtos com base metálica.

Portanto, é o local adequado para latas de alumínio e aço, enlatados, tampinhas de garrafa, panelas, arames, canos de metal, pregos, entre outros.

Vale o lembrete: não jogue embalagens de produtos tóxicos ou latas de aerossóis!

Lixeira para reciclagem marrom: Resíduos orgânicos

Embora não tão comum quanto as outras, a lixeira para reciclagem marrom é o destino correto para resíduos orgânicos, como restos de comida!

Lixeira para reciclagem cinza: Não recicláveis

A lixeira para reciclagem cinza, tem a função de receber todos os resíduos que não foram para nenhuma outra lixeira.

Não é tão comum vê-la em locais públicos, pois muitas vezes é substituída por uma lixeira convencional. Mas lembre-se: você não deve colocar resíduos perigosos aqui.

Lixeira para reciclagem preta: Madeira

Entre as lixeiras de reciclagem, essa provavelmente é pouco utilizada, pois as pessoas não se preocupam em reciclar madeira ou, às vezes, confundem com resíduos orgânicos.

Como descartar lixo que pode ser nocivo à saúde?

As lixeiras para reciclagem que iremos falar em seguida são destinadas aos resíduos que podem gerar riscos à saúde.

Como existe perigo e o descarte deve ter cuidados específicos, elas não estão dispostas em lugares de fácil acesso, por questões de segurança.

Apesar dos materiais dessas lixeiras de reciclagem não serem recicláveis de fato, elas são utilizadas com o intuito de dar uma destinação melhor ao material, evitando poluição e contaminação.

Lixeira para reciclagem branca: Resíduos dos serviços de saúde

Resíduos hospitalares como seringas, ampolas, luvas, entre outros, devem ser depositados na lixeira de reciclagem branca.

Por questões de segurança, ela também não costuma ficar em local de fácil acesso, por ter conteúdo perigoso à saúde.

Lixeira para reciclagem roxa: Resíduos radioativos

Essa provavelmente é uma lixeira de reciclagem que a maioria das pessoas nunca chegará a ver, por questões de segurança. Mas é bom saber que existe essa separação.

Lixeira para reciclagem laranja: Resíduos perigosos

Todos os outros resíduos perigosos que não são radioativos, nem provenientes de hospitais, são destinados a lixeira de reciclagem laranja.

A reciclagem é um assunto que deve ser levado a sério por toda a comunidade. Além de fazer muito bem para a natureza, ainda promove o desenvolvimento social e geração de renda.

Para tal, é necessário um trabalho em conjunto. Se sua casa ou empresa ainda não possui coleta seletiva, adote a prática e procure sempre separar seu lixo!

Aproveite para compartilhar esse material e ajude a conscientizar cada vez mais pessoas sobre a necessidade de reciclar!

E já que se interessou pelo assunto, aproveite para ler também sobre o que pode e o que não pode ser reciclado!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.