DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

No dia 21 de março comemoramos o Dia Internacional das Florestas, e no blog de hoje a Revita recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vai falar sobre o pulmão do mundo.

Chamamos as florestas de pulmão do mundo e não é em vão, as árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsável pelo processo de produção de oxigênio.

No Brasil o Dia Internacional das Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta: A Floresta Amazônica.

Em 1971, a Organização das Nações Unidas (ONU), sugeriu a criação desta celebração com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da manutenção das florestas e do desenvolvimento sustentável do ecossistema, bem como a necessidade de preservá-las.

A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data.

Importância das Florestas

Sabemos que as florestas e suas biodiversidades desempenham um papel essencial para a manutenção da vida na Terra.

Elas são responsáveis pelo equilíbrio ecológico do planeta, pela manutenção da maior parte das fontes de água doce, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora, em especial as matas ciliares que mantêm a integridade dos rios e protegem os solos de erosões.

Fornecem melhor qualidade de vida e proporcionam também os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo entre outros. 

Desmatamento 

O desmatamento é uma questão de ordem mundial. De acordo com dados fornecidos pelo Observatório Mundial das Florestas, a devastação das florestas alcançou cerca de 29,7 milhões de hectares no mundo todo em 2016, um aumento de quase 51% comparado a 2015

Os principais contribuintes desse aumento foram os incêndios florestais e também a expansão da agricultura, do extrativismo vegetal e da mineração.

Só em 2018, segundo os dados da Global Forest Watch o mundo perdeu cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais, o que equivale a quase 30 campos de futebol por minuto. 

Desenvolvimento Sustentável

Atualmente existe um conceito de desenvolvimento sustentável elaborado para uma boa relação entre o meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. O desenvolvimento sustentável é a capacidade de utilizar os recursos e os bens extraídos da natureza sem comprometer e afetar a disponibilidade desses elementos para o futuro da humanidade. 

É errado pensar que os recursos naturais são infinitos, o uso indevido desses recursos podem extinguir a sua disponibilidade na natureza. As florestas necessitam de certos cuidados para continuar disponível e não haver nenhum tipo de prejuízo para a sociedade e o meio ambiente.

Contudo, é preciso adotar medidas para conservar esses recursos, não tão somente para que eles continuem disponíveis futuramente, mas também para diminuir ou eliminar os impactos ambientais gerados pela exploração indevida. 

Dessa forma, conter o desmatamento pode parecer óbvio: basta não desmatar. No entanto, essa não é uma questão tão simples. Estamos provocando um colapso ambiental por meio das atividades humanas e o desmatamento é uma das questões que, como mostramos, possuem inúmeras consequências. 

A Revita recicladora de embalagens cartonadas, realiza ações que contribuem positivamente com o meio ambiente e sabe que não há necessidade de desmatamento, garantindo assim que as nossas ações proporcionem um planeta em boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, possibilitando a manutenção dos recursos naturais, como florestas, matas, rios, lagos, oceanos e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.