Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

COOPERATIVAS DE CATADORES DE LIXO

Neste canal, já falamos sobre como funciona uma cooperativa de catadores de lixo, sua estrutura, operação, etapas do processo produtivo e também sobre os equipamentos necessários para seu funcionamento.

Hoje, queremos abordar como surgiram as cooperativas e as dificuldades que essas organizações enfrentam para realizar seu trabalho.

O surgimento da atividade de coleta de resíduos sólidos

Nos anos 90, por conta do processo de globalização, as fábricas passaram a substituir a mão de obra humana por máquinas, o que gerou grande desemprego e fez com que parte desses trabalhadores desempregados buscassem sobrevivência – migrando para o trabalho informal.

Entre as atividades mais buscadas por eles, encontrava-se a de catador de materiais recicláveis, surgindo então a atividade nesse cenário de desemprego.

Embora gerasse renda, esse trabalho permaneceu à margem da cadeia produtiva dos materiais recicláveis, expondo seus trabalhadores a condições de trabalho precárias.

Na busca por solução, alguns instrumentos legais foram criados para instituir diretrizes que orientassem a gestão dos resíduos sólidos e fortalecesse as associações e cooperativas de catadores de lixo, entre as quais, podemos citar o reconhecimento da atividade “Catador de Material Reciclável” na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO em 2002, sob o código 5192-05, e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS, de 2010.

Como funciona a cooperativa de catadores de lixo, sua principal função e responsabilidade

A cooperativa de catadores é uma organização social, cuja principal função é revalorizar os resíduos sólidos de forma a obter renda e promover o desenvolvimento social.

No funcionamento de uma cooperativa de materiais recicláveis predominam as seguintes atividades diárias: 1) coletar e dar entrada do material na cooperativa, 2) selecionar, separar e armazenar o material conforme tipo e característica, 3) prensar e enfardar o material por tipo, seguindo o padrão e características recebidas da indústria recicladora e 4) vender e transportar o material reciclado.

A PNRS propõe que seja facilitado o acesso aos recursos federais para os municípios que inserirem os catadores de lixo ao seu gerenciamento de resíduos sólidos.

Dificuldades das cooperativas

O Brasil produz volume de resíduos sólidos semelhante ao dos países desenvolvidos, mas nosso padrão de descarte é semelhante ao dos países pobres.

Segundo informou no relatório Panorama 2017, publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, “75% dos brasileiros revelou não separar seus resíduos em casa, e menos da metade da população diz saber que alumínio, papel e PET são materiais recicláveis”.

Como consequência a esse desconhecimento, é comum que as cooperativas de catadores de lixo recebam resíduos orgânicos (restos de comida) e resíduos de serviços de saúde misturados a materiais potencialmente recicláveis, sendo o recebimento de resíduos indevidos a principal dificuldade relatada pelas cooperativas.

A falta de capacidade de organização e cooperação entre todos os participantes da cadeia produtiva de resíduos sólidos é outra dificuldade identificada.

Há espaço para melhorias na conscientização da comunidade e no apoio do Poder Publico.

Melhorias na infraestrutura e logística para apoiar a atividade e a elaboração de programas e campanhas de educação ambiental eficientes para a comunidade, levando conscientização sobre a importância do descarte seletivo, são algumas sugestões.

Após conhecer um pouco mais sobre como funciona a cooperativa de resíduos recicláveis, que tal iniciarmos a transformação em nossa casa, reservando dois recipientes com a finalidade de separar os resíduos orgânicos dos demais materiais recicláveis descartados?

Se você tem sugestões ou informações sobre esse cenário, compartilhe com a Revita em nossas redes sociais!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco