Você é um consumidor consciente?
Hoje, a Revita recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vai abordar um tema muito interessante, baseado em diversas pesquisas: CONSUMIDOR CONSCIENTE, ENTENDA QUEM ELE É!
Um consumidor consciente compreende que qualquer tipo de consumo, de alguma maneira, terá algum tipo de impacto no planeta, na sociedade e no meio ambiente.
De maneira simples, o princípio do consumo consciente é baseado nos 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Em outras palavras, consumir menos produtos com alto potencial de oferecer riscos à natureza, reaproveitar tudo aquilo que não for descartável e transformar materiais diversos em matéria-prima para outros produtos.
Ou seja, ele entende sobre a origem e os processos de fabricação dos produtos que consome, bem como os impactos que causam ao longo de sua vida útil, desde a extração da matéria-prima até o descarte final.
Quanto mais o consumidor conhece as consequências dos seus hábitos de consumo, mais eles refletem sobre isso, fazendo melhores escolhas na hora de fazer compras.
Consumo consciente ganha espaço!
Segundo um estudo divulgado em novembro de 2020 do Instituto FBS de Pesquisa encomendado pela CNI, 98% dos brasileiros se dizem preocupados com o meio ambiente. Embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer, pesquisas apontam que, em todo o mundo, as pessoas têm se esforçado para minimizar os impactos negativos do consumo no planeta.
O impacto do consumo consciente no mercado!
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, divulgada em janeiro de 2020 aponta que 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto feito de modo ambientalmente correto. Esse consumidor prioriza o consumo de produtos que são fabricados com responsabilidade ambiental.
Qual o posicionamento que o consumidor consciente espera das empresas?
Segundo um estudo de 2018 do Instituto Akatu, 59% dos brasileiros acreditam que as empresas deveriam fazer mais do que está nas leis e trazer mais benefícios para a sociedade. A maioria dos consumidores esperam que as marcas tenham ações claras de sustentabilidade como prioridade.
Isso significa que, por melhor que seja o produto, é extremamente relevante para empresas que querem crescer, trabalhar com responsabilidade ambiental!
Como resultado compreendemos que uma empresa socialmente responsável acaba ganhando a confiança do consumidor, porque, além de fazer a sua parte na construção de um mundo melhor, ainda estimula os clientes a também adotar medidas conscientes.
O que acha de aproveitar essas informações sobre o consumidor consciente, para se destacar no mercado e sair na frente?
Enxergue este momento como uma boa oportunidade para a sua empresa!