COMO É FEITA A COMPOSTAGEM E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE?

Você já deve ter percebido que no Blog da Revita Recicladora de Embalagens cartonadas (longa vida), falamos muito sobre assuntos voltados ao cuidado do nosso meio ambiente, isso porque, a nossa missão é cuidar do planeta de hoje, para garantir que as futuras gerações tenham um planeta para chamar de seu.

E hoje o assunto não é diferente, vamos falar sobre COMPOSTAGEM e seus inúmeros benefícios para o meio ambiente.

A compostagem não é uma prática nova, há muito tempo os agricultores já usavam esse método como prática para a obtenção de adubo orgânico, mas com o passar dos anos essa prática vem ganhando popularidade, ao passo que a população vem criando consciência e preocupação com a sustentabilidade.

A compostagem é o processo biológico da valorização da matéria orgânica, seja de origem industrial, agrícola, florestal, urbana ou doméstica, podendo se considerar um tipo de reciclagem do lixo orgânico (Mas Revita, o que é lixo orgânico? O lixo orgânico é o descarte proveniente da vida animal ou vegetal. Ex: os restos de verduras, frutas e outros alimentos).

A compostagem é o processo natural em que os micro-organismos, como bactérias e fungos, se tornam responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus. (húmus? o húmus é a matéria orgânica presente nos mais diversos tipos de solo, que fornece nutrientes para as plantas e tornam os solos férteis, um material muito rico em nutrientes.)

Agora que já entendemos sobre o processo da COMPOSTAGEM e o que ela é, vamos falar sobre seus inúmeros benefícios?

A compostagem é muito benéfica para o meio ambiente e para a saúde, seja ela aplicada no meio doméstico, urbano ou rural. A vantagem que mais se destaca é que no processo de decomposição da compostagem, ocorre somente a formação de gás carbônico, água e biomassa. Que são gases totalmente inofensivos para o meio ambiente.

Quando o lixo orgânico é descartado incorretamente, ou apenas deixados em aterros, elas entram em contato com outras matérias primas, o que permite a formação de gás metano, que é muito agressivo e altamente nocivo ao meio ambiente. Essas emissões contribuem para o desequilíbrio do efeito estufa, o que influencia diretamente nas mudanças climáticas.

Além de produzir efluentes que contaminam os solos e os lençóis freáticos.

A compostagem também garante a valorização de insumo natural, adubo orgânico e ambientalmente seguro, evitando assim o uso de fertilizantes inorgânicos, que possuem em sua composição agentes químicos, e que também causam danos nocivos para o desequilíbrio do efeito estufa.

Você pode ter uma composteira aí na sua casa, além de você adquirir um importante adubo para as suas plantas, você reduz a quantidade de lixo que seria destinada para lixões e aterros, e contribui com o meio ambiente evitando a emissão de gases de efeito estufa, que são completamente nocivos para a atmosfera. E, segundo estudos, adquirir uma composteira pode trazer benefícios pessoais. O contato com uma bactéria presente no húmus, diminui alergias, dores, náuseas e funciona como antidepressivos.

Nós da Revita, recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), gostamos de incentivar as boas práticas, pois sabemos que com ações diárias podemos modificar a qualidade de vida.

Fique atento as pequenas mudanças que você pode fazer pelo seu planeta, e comece mudando por você, assim você incentivará outros a mudarem também!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.