Você sabe quem são os envolvidos no segmento da reciclagem de embalagens longa vida? Nós te mostramos!
Consumidores, catadores, cooperativas, sucateiros, aparistas, recicladoras, indústrias de segmentos diversos e o poder público são os principais envolvidos na cadeia de reciclagem das embalagens longa vida, que compreende atividades de coleta seletiva e reciclagem da matéria-prima (celulose, plástico e alumínio). Confira as responsabilidades de cada um deles:
Consumidores: compram e consomem produtos alimentícios acondicionados nas embalagens longa vida, disponibilizando-as, pós-consumo, para coleta seletiva;
Catadores: essa atividade profissional foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2002. Atuam na coleta, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis.
Cooperativas: interface entre os consumidores e a indústria de reciclagem, desenvolvem atividades de compra e venda de materiais recicláveis, coleta, pesagem, triagem, trituração, prensagem, armazenagem e transporte de materiais, por isso são consideradas intermediárias.
Sucateiros: o material para reciclagem precisa estar prensado ou amarrado em fardos, com dimensões e pesos uniformes, livres de odores e material orgânico, entre outros. As cooperativas que não conseguem atender a esses critérios, negociam seu material com os sucateiros.
Aparistas: empresários responsáveis pela compra de aparas de papel de pequenos comerciantes, sucateiros, associações, empresas, sobras de produção gráficas, etc.
Recicladoras: indústrias que reciclam os materiais pré e pós consumo para extrair deles a matéria-prima, retornando-a ao ciclo produtivo.
Indústrias de segmentos diversos: utilizam a matéria-prima reciclada na composição ou fabricação de novos produtos.
Governos locais: dentre outras responsabilidades, cabe aos governos locais a criação de leis ou decretos que disciplinem a ação dos geradores e transportadores dos resíduos, no âmbito do Sistema de Limpeza Urbana.
Conheça também o Ciclo Revita no pré e pós-consumo!