Já parou para pensar que o ser humano é o único responsável por todo o acúmulo de lixo no planeta?
O Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, aproximadamente 7 milhões de toneladas de lixo são destinadas a aterros sanitários. E mais de 2,4 milhões de toneladas de plásticos são descartados de forma incorreta, na maioria das vezes, sendo deixados em lixões a céu aberto.
A reciclagem é uma medida muito importante que pode ser tomada para a diminuição do lixo que é produzido. Com a reciclagem é possível dar origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima, diminuindo a produção de rejeitos. E quanto mais se recicla, mais se reaproveita, diminuindo a necessidade de extrair novas matérias-prima da natureza.
Quando o assunto é reciclagem, as embalagens cartonadas (longa vida) se destacam, pois é uma embalagem 100% reciclável, depois do seu uso quando encaminhada de maneira correta para a coleta seletiva, é possível obter outras matérias-prima.
No ano de 2018, a taxa de reciclagem de embalagens cartonadas no Brasil foi de 29.1%, totalizando 73 mil toneladas.
Devido a grande quantidade de embalagens cartonadas usadas, a grande maioria que são consumidas ainda são descartadas de maneira incorreta, por isso é importante lembrar a sobre a reciclagem desse material.
A Revita, recicladora de embalagens cartonada (longa vida), participa do processo de conscientizar e ajuda na educação ambiental, mas pode surgir alguns questionamentos, como por exemplo: Quais os benefícios que reciclagem das embalagens cartonadas traz para o meio ambiente?
Fique tranquilo! A Revita, recicladora de embalagens cartonada (longa vida), lista pra você!
– Através da reciclagem das embalagens cartonadas é produzido a celulose sustentável, gerando matéria-prima para as empresas produzirem o papel e outros produtos que levam a celulose em sua composição.
– Aqui na Revita também damos vida ao Aluvita, material resultante da reciclagem de embalagens longa vida é uma mistura do termoplástico PEBD – Polietileno de Baixa Densidade com o alumínio, que é enfardada e enviada novamente ao ciclo produtivo de outras empresas do segmento, e assim é possível minimizar o uso de até 95% de energia que seria usada para produzir alumínio primário;
– Através do REVITACEL, que é a celulose sustentável, adquirida a partir da reciclagem, atendemos empresas na fabricação de telhas de fibrocimento, com o intuito de substituir o amianto, trazendo benefícios para a população em geral e para o meio ambiente;
– A reciclagem da parte plástica das embalagens cartonadas (longa vida), podem ser utilizadas na fabricação de novos plásticos, pellets para a indústria de plástico, placas, entre outros produtos.
– Através da reciclagem é possível diminuir significamente os resíduos que são enviados para os aterros sanitários ou lixões de céu aberto. Isso traz inúmeros benefícios para a camada de ozônio, evitando a liberação de gases que causam o efeito estufa, e também sendo possível produzir novas matérias-primas, evitando a extração de matéria-prima da natureza.
Por todos esses e outros motivos, que sempre citamos em nosso blog, é que devemos sempre incentivar a reciclagem. A reciclagem vem como uma maneira importante de diminuir os impactos ambientais.
É importante sempre pensar que um material não deve ser simplesmente descartado. Porque aqui na Revita, tudo fica novo de novo!
A Revita se preocupa. A Revita age. A Revita transforma.