Segundo a revista EXAME, em um mundo onde existem mais de 7 bilhões de pessoas, o segmento da moda produz aproximadamente 150 bilhões de vestuários por ano.
O problema é que uma boa parte deles são usados de 7 a 10 vezes e depois são descartados. Somando esses dados, a indústria da moda é considerada a mais poluente do mundo!
Por causa disso, em 2019, as principais fábricas e multinacionais do mundo da moda assinaram um compromisso mundial com o nome “The Fashion Pact”.
A ideia dessa nova iniciativa é adotar o uso de energias renováveis e eliminar o plástico. Tudo pensando na prática do conceito que se tornou tendência em 2020, a economia circular.
A Prada, por exemplo, fez uma parceria com o banco Crédit Agricole para investir em novos recursos renováveis. Outro exemplo é a multinacional de artigos esportivos Adidas que lançou o primeiro tênis reciclável do mercado.
Chamado Futurecraft Loop, o modelo possui um projeto de “circuito fechado”, onde as matérias-primas podem ser reaproveitadas repetidas vezes.
O diferencial é que o material do tênis não será reaproveitado para fabricação de outros itens, como acontece frequentemente na cadeia de reciclagem. Neste projeto, o antigo tênis vai dar vida a outro par novinho em folha, com 100% de reaproveitamento!
Também temos ótimo exemplos a serem seguidos por aqui.
A Osklen aproveita peles de pirarucu de criadouros em Rondônia, na Amazônia, para a confecção de bolsa e calçados. Outro grande exemplo que está presente na vida de quase todos os brasileiros é a C&A. Mais de 70% dos produtos feitos de algodão usam fibras sustentáveis em sua composição. A ideia é chegar em 100% em 2020.
Isso só mostra que cada vez mais os consumidores estão cobrando uma posição ética e ambiental das empresas. O mundo está mudando e se adaptando de forma rápida e significativa.
Até mesmo para o mundo da moda que, infelizmente, ainda é considerado o mercado mais poluente do mundo. Mas, aos poucos, está encontrando o seu caminho para um futuro mais verde.
Está na hora de todos perceberem que ser reciclável está na moda, não é mesmo?
A Revita, maior recicladora de embalagem longa vida do Brasil, apoia toda e qualquer forma de mudança que favoreça o meio ambiente. Um mundo melhor depende apenas de nós, seres humanos. Juntos somos mais fortes.