A sustentabilidade exige certa neutralidade das nossas ações em relação ao meio ambiente, sejam elas pequenas ou grandes.
Você já reparou como muitas pessoas são conflitantes em sua maneira de pensar e agir? Obviamente, mudar de opinião algumas vezes é natural, mas nosso discurso dever vir sempre acompanhado da prática; qualquer atitude diferente dessa, é algo difícil de aceitar.
Jogar a latinha de bebida pela janela do carro, fumar em locais proibidos, barbear-se ou lavar a louça com a torneira aberta e descartar o lixo sem considerar a possibilidade de reciclagem são exemplos de pequenas ações insustentáveis para o meio ambiente. Se em sua empresa você recomenda a diminuição do consumo de impressões visando reduzir desperdícios e acreditando estar contribuindo para redução de extração de árvores utilizadas na fabricação de papel, transfira esse mesmo pensamento para sua casa. Dessa forma, você estará 100% apoiando a sustentabilidade e preservando a natureza.
Precisamos de coerência na prática de ações sustentáveis, caso contrário, nosso discurso não produzirá os benefícios pretendidos.
Convidamos você, portanto, a avaliar se está exercendo todo o seu potencial na prática de ações que contribuem para a sustentabilidade e preservação da natureza, de acordo com o que realmente acredita – pois acreditar é grande parte desse processo.
Se desejamos uma vida saudável e um mundo melhor para nossos filhos e próximas gerações, a hora é agora. Que tal começar pela reciclagem?
Siga essa dica: em um recipiente preferencialmente com tampa, acondicione suas embalagens vazias de papel, embalagens longa vida, vidro, alumínio ou plástico, já separadas de resíduos orgânicos (restos de comida, cascas de legumes, frutas, etc). A partir daí, periodicamente, encaminhe-as para reciclagem nos postos de coleta próximos da sua casa, ou, se preferir, poderá entregá-las em cooperativas de catadores.
Começa conosco a prática para tornar o mundo melhor. Está pronto para começar?