Uma enorme massa dos produtos que consumimos são derivados das florestas. No grupo Papel e Celulose, um dos que mais se utiliza das florestas, podemos citar os papéis para impressão, toalhas, lenços e fraldas descartáveis, embalagens diversas, etc. Já na área de Madeira Sólida, laminados e painéis de madeira (que dão origem a diversos produtos como portas, janelas, móveis, pisos, molduras, etc) também advêm das nossas florestas.
Para evitar a exploração desenfreada de recursos naturais e também promover a utilização sustentável de produtos florestais, foram criados algums selos e certificações para empresas e produtos, como o FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), sistema de certificação florestal mais difundido no Brasil e no mundo.
Algumas das certificações oferecidas são:
Madeira Controlada – orienta as empresas certificadas a evitarem produtos com origem florestal de categorias consideradas inaceitáveis pelo FSC;
Manejo Florestal – verifica a área florestal, de forma independente, garantindo que ela seja manejada de acordo com normas e requisitos pré-estabelecidos;
Cadeia de Custódia – verifica e rastreia a matéria-prima utilizada das florestas pelas indústrias de transformação em todas as etapas, até chegar ao consumidor final.
Ao escolher produtos certificados, o consumidor tem a garantia da origem sustentável da matéria-prima utilizada e a certeza de terem sido utilizadas técnicas de manejo responsáveis, preservando nossas florestas da extração predatória e premiando as empresas que respeitam a legislação ambiental e os direitos dos trabalhadores e da comunidade.
A Revita é certificada na Cadeia de Custódia pelo FSC, o que dá aos produtos gerados pela reciclagem que realiza, a garantia da origem sustentável da matéria-prima utilizada por toda cadeia envolvida.
Colabore com a preservação das nossas florestas. Procure adquirir produtos com selos de florestas certificadas!
Leia mais sobre a certificação da Revita.