Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

2021 JÁ COMEÇOU E MAIS UM PAÍS OPTA POR PROIBIR PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS.

2021 começou com vitória para o meio ambiente! Mais um país decidiu adotar medidas conscientes para um planeta com desenvolvimentos sustentáveis. E os nossos parabéns vão para a Alemanha!

2021 começou com vitória para o meio ambiente!

Mais um país decidiu adotar medidas conscientes para um planeta com desenvolvimentos sustentáveis. E os nossos parabéns vão para a Alemanha!

A Alemanha está fazendo grandes progressos no sentido de tentar praticar o que ela prega em termos de ambientalismo. Segundo dados, o país teve um recorde de 18,7 milhões de toneladas de resíduos de embalagens em 2017. Estimando que até 20% do lixo coletado em seus parques e espaços públicos são plásticos de uso único.

Pensando nisso, a Alemanha proibiu de vez o uso de plástico e isopor no país. Com a ideia de reduzir a quantidade de resíduos de plásticos e poliestireno no meio ambiente.

A proibição entrará em vigor na Alemanha a partir de 3 de julho de 2021.

Aqui no Brasil medidas estão sendo tomadas. Em Janeiro de 2020 um projeto foi sancionado pelo prefeito e os estabelecimentos comerciais tiveram o prazo de um ano para se adequar a nova regra. Espera-se que em 2021 outros Estados adotem essas medidas, já que o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico do mundo, reciclando apenas 1,2%.

Precisamos nos conscientizar e repensar a maneira como utilizamos produtos descartáveis, pois sabemos que o lixo plástico é um problema bastante visível, e que está chamando a atenção do mundo.

Um estudo estimou que há cerca de 5,25 trilhões de partículas de plástico flutuando no oceano, o que é equivalente a 269 mil toneladas de plástico. E o pior é que parte de todo esse plástico, em formato de microplástico e nanoplástico, entra na cadeia alimentar prejudicando diversos organismos. 

Uma vez no ambiente, os microplásticos absorvem substâncias químicas perigosas e são ingeridos por organismos marinhos, penetrando em toda a cadeia alimentar, inclusive a terrestre.

Diante de todas as desvantagens que o plástico traz, sem dúvida, concluímos que precisamos reduzir o consumo desse material. E para reduzir o lixo plástico, o primeiro passo é praticar o consumo consciente, ou seja repensar e reduzir o seu consumo.

Você já parou para pensar em quantos produtos descartáveis utilizamos no dia a dia que poderiam ser evitados?

Pense em quantos copos plásticos você já utilizou. Passaram anos, você estudou, se formou, casou, teve filhos e eles ainda estão lá, atrapalhando as futuras gerações.

Ter consciência dos danos que podemos causar ao Planeta com nossas práticas no dia a dia é o primeiro passo para reduzir os prejuízos ambientais. Vivemos em uma época em que cuidar do planeta se tornou questão de urgência.

Depois de décadas de degradação, as consequências da destruição já apareceram. Precisamos fazer a nossa parte com extrema urgência.

Sabemos que é difícil mudar um hábito ou se adaptar às mudanças, mas pequenas atitudes podem fazer a diferença. Comece pelo mais simples, como por exemplo, evitando ao máximo utilizar produtos de plásticos descartáveis. Isso já será uma contribuição importante, afinal cada pequena atitude gera um grande resultado.

Seja você a mudança que você quer ver no mundo!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco