Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

VOCÊ SABE O QUE FAZ UM ENGENHEIRO FLORESTAL?

ENGENHEIRO FLORESTAL

Neste domingo, 12 de Julho, comemoramos o dia do Engenheiro Florestal e a Revita, recicladora de embalagens longa vida, vai falar sobre a importância destes profissionais.

A atuação do profissional da Engenheira Florestal é de grande relevância para diminuir os impactos ambientais, pois está diretamente ligada à análise e planejamento dos ecossistemas para que seu uso seja feito de maneira sustentável.

O papel desse profissional é extremamente importante, já que o país possui uma grande área florestal e necessita, portanto, de profissionais capazes de controlar a exploração desenfreada de seus recursos.

O Engenheiro Florestal cuida da proteção de grandes áreas cobertas de mata nativa, gerencia de maneira sustentável produtos que os ecossistemas podem oferecer, desenvolvem pesquisas genéticas de sementes, manejo de recursos hídricos, seleção de mudas para plantio e reflorestamento, preparação do solo, entre outras formas de cuidados com a natureza.

Este profissional firma um compromisso com a defesa da preservação do meio ambiente.

Com a evolução e a importância da Engenharia Florestal pelo mundo, houve a necessidade de reconhecer a importância desta profissão. O primeiro passo, para que esta data fosse escolhida, surgiu da proclamação do Papa Pio XIII, quando elegeu São João Gualberto como Protetor dos Engenheiros Florestais, no dia 12 de julho.

O santo italiano e católico, que faleceu em 12 de julho de 1073, fundou a Congregação dos Valombrosanos.

Segundo historiadores da Igreja Católica, seu primeiro mosteiro foi estabelecido em uma região florestal nos montes Apeninos. Ali eles trabalhavam na terra plantando frutas e verduras, e replantando o bosque.

Assim criaram um sistema de agricultura autossustentável. Passaram então a ser muito respeitados na comunidade por suas habilidades botânicas. Por esse motivo, posteriormente, surge à nomeação decretada pela Igreja, que inspira a celebração da data.

A Revita, recicladora de embalagens longa vida, reconhece que é indiscutível a importância do engenheiro florestal para garantir práticas sustentáveis. Sem esses peritos formados nosso ecossistema entraria rapidamente em colapso, portanto são relevantes os serviços para frear o uso irresponsável dos recursos naturais e recuperar áreas desmatadas.

Desse modo, dedicamos nosso reconhecimento e deixamos a merecida homenagem no dia 12 de julho a esses profissionais.

E se você também se interessa em reduzir o impacto no meio ambiente, conheça nossos produtos feitos de embalagens longa vida.

Fique ligadinho em nossos posts, aqui trazemos informações e ideias de como você também pode fazer a sua parte!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco