Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

TIPOS DE MATERIAIS QUE NÃO PODEM SER RECICLADOS

Hoje vivemos em um mundo muito mais consciente quanto ao nosso papel na preservação do meio-ambiente e aos cuidados com a natureza.

A reciclagem tem um grande destaque nisso! Afinal, é através dela que transformamos materiais em novos produtos, ao invés de ficarem descartados por séculos no ambiente.

Além disso, reciclar contribui com o trabalho de cooperativas e ajuda a complementar o salário de inúmeros catadores, que recolhem e separam os resíduos.

Para esclarecer mais sobre essa questão, preparamos este post para tirar dúvidas e dar sugestões sobre reaproveitar os materiais que não podem ser reciclados. Confira!

Todo material é reciclável?

Infelizmente, existem diversos materiais que não podem ser reciclados. E como não podem passar pelo processo de reciclagem, acabam indo parar no lixo comum.

O motivo envolve processos químicos indissolúveis, a composição de difícil separação ou simplesmente porque não é interessante pelo aspecto financeiro.

Quais materiais que não podem ser reciclados?

A maioria dos vidros não podem ser reciclados, como os de automóveis, janelas, espelhos, cristais, lâmpadas, boxe de banheiro, vidro temperado e ampolas de remédios.

Por incrível que pareça, os papéis não ficam atrás: o celofane, carbono, laminado, plastificado, etiquetas ou adesivos e fotografias também não podem.

O papel higiênico, as fraldas, além de guardanapos e papel toalha que tenham restos de comida também entram na lista dos materiais que não podem ser reciclados.

Cerâmicas, louças, lentes de óculos, tubos de TV, acrílicos, latas enferrujadas, esponjas de aço, clipes de papel e grampos também entram nessa lista. Achou que seriam poucos?

Apesar de serem coletados de forma especial e separada, é sempre importante lembrar que as pilhas e baterias também não podem ser reciclados.

Não pode reciclar, mas pode transformar

Agora que sabemos mais a respeito dos materiais que não podem ser reciclados, fica a pergunta: o quê pode ser feito com eles?

O artesanato e a criatividade podem responder essa questão para você! Muitas pessoas complementam a renda através da transformação de materiais.

Os espelhos não podem ser reciclados, mas podem ganhar novos usos, como a decoração de ambientes!

Chapas de raio-x, por possuir elementos químicos que podem contaminar o processo de reciclagem, podem virar moldes para pinturas ou criar uma bela luminária!

Suas velhas fotografias podem virar um verdadeiro álbum cheio de lembranças, um mosaico para emoldurar ou servir para encapar um caderno.

Quando falamos em criatividade e poder de transformação, sabemos que o ser humano pode ir muito além do imaginado! Então solte sua imaginação e crie verdadeiros mundos!

Outra ideia é criar vendas de garagem para encorajar o reuso de inúmeros utensílios feitos de materiais que não podem ser reciclados.

Mais uma sugestão para reaproveitar os produtos ou materiais é doar para instituições de caridade, igrejas ou comunidades menos favorecidas.

Este post foi informativo e inspirador para você? Então, compartilhe o link com seus amigos e familiares, seja pelas redes sociais ou pelo seu Whatsapp! O importante é engajar todo mundo na reciclagem e na preservação!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco