Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

RESPONSÁVEIS PELO CICLO DE RECICLAGEM DE LONGA VIDA

Você sabe quem são os envolvidos no segmento da reciclagem de embalagens longa vida? Nós te mostramos!

Consumidores, catadores, cooperativas, sucateiros, aparistas, recicladoras, indústrias de segmentos diversos e o poder público são os principais envolvidos na cadeia de reciclagem das embalagens longa vida, que compreende atividades de coleta seletiva e reciclagem da matéria-prima (celulose, plástico e alumínio). Confira as responsabilidades de cada um deles:

Consumidores: compram e consomem produtos alimentícios acondicionados nas embalagens longa vida, disponibilizando-as, pós-consumo, para coleta seletiva;

Catadores: essa atividade profissional foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2002. Atuam na coleta, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis.

Cooperativas: interface entre os consumidores e a indústria de reciclagem, desenvolvem atividades de compra e venda de materiais recicláveis, coleta, pesagem, triagem, trituração, prensagem, armazenagem e transporte de materiais, por isso são consideradas intermediárias.

Sucateiros: o material para reciclagem precisa estar prensado ou amarrado em fardos, com dimensões e pesos uniformes, livres de odores e material orgânico, entre outros. As cooperativas que não conseguem atender a esses critérios, negociam seu material com os sucateiros.

Aparistas: empresários responsáveis pela compra de aparas de papel de pequenos comerciantes, sucateiros, associações, empresas, sobras de produção gráficas, etc.

Recicladoras: indústrias que reciclam os materiais pré e pós consumo para extrair deles a matéria-prima, retornando-a ao ciclo produtivo.

Indústrias de segmentos diversos: utilizam a matéria-prima reciclada na composição ou fabricação de novos produtos.

Governos locais: dentre outras responsabilidades, cabe aos governos locais a criação de leis ou decretos que disciplinem a ação dos geradores e transportadores dos resíduos, no âmbito do Sistema de Limpeza Urbana.

Conheça também o Ciclo Revita no pré e pós-consumo!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco