Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

RELEMBRANDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS BRASILEIROS

Muitos são os problemas ambientais brasileiros. Se precisássemos listá-los, seria algo como a poluição do ar, da água e do solo, o desmatamento, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos, a extração de recursos naturais além da capacidade de regeneração da natureza, a degradação do solo, o descarte do lixo em locais inadequados, entre outros.

Todos esses problemas ambientais brasileiros têm como causas principais o crescimento da agropecuária, a explosão demográfica, o crescimento acelerado e sem planejamento dos centros urbanos e a pouca adesão da população na prática do consumo consciente – que implica em reduzir o consumo para apenas o necessário, reutilizando e encaminhando para a reciclagem os resíduos sólidos gerados.

O desmatamento, por exemplo, além de causado pelo crescimento agropecuário, ocorre também pela necessidade de construção de represas para usinas, mineração, construção de casas e pela exploração da madeira com diferentes finalidades, como a fabricação de móveis, por exemplo.

Todos os problemas ambientais brasileiros mencionados impactam com maior ou menor intensidade a vida existente nos ecossistemas atingidos e a qualidade de vida das populações.

Agindo em separado ou em combinação, esses fatores ainda contribuem para o aquecimento global e nas mudanças climáticas que temos observado nas últimas décadas, cujas consequências são: secas e desertificações, aumento de tempestades e inundações, aumento no nível médio das águas do mar e perda da biodiversidade.

Problemas ambientais brasileiros:  como minimizá-los ou eliminá-los?

São muitas as frentes para serem trabalhadas e, a maioria delas, no médio e longo prazos. Portanto requerem compromisso, foco e investimentos na busca por solução.

Pesquisa e desenvolvimento na geração de energia limpa e renovável como a hidrelétrica, eólica e solar;  diminuição gradativa no consumo de combustíveis fósseis; reflorestamento das áreas devastadas; educação ambiental na prática; tratamento de esgotos em 100% dos municípios brasileiros; campanhas contra o desperdício; campanhas de valorização da água; administração eficiente dos recursos hídricos; recuperação (e utilização como combustível) do gás metano, gerado pelos aterros sanitários; proteção dos ecossistemas e mananciais; estudos demográficos e medidas que contenham o crescimento desordenado das cidades e geração de leis mais severas contra a poluição ambiental são alguns exemplos de frentes de trabalho necessárias para a solução dos problemas ambientais brasileiros.

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco