Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

PERCEBA AS “PEQUENAS” COISAS

Em 2019 houve grandes manifestações no mundo sobre desastrosos acontecimentos envolvendo o meio ambiente. Porém, um dos grandes problemas que ainda assola o país, é a síndrome da mente coletiva, ou seja, lembrar do assunto apenas enquanto todos lembram.

Segundo estatísticas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), comparado com a América Latina, o Brasil é o maior gerador de lixo entre todos os países. A pesquisa abrange apenas os resíduos domésticos e a limpeza urbana.

Com isso em mente, porque só nos preocupamos com as grandes causas, as que geram notícias internacionais, enquanto outras, tão importantes quanto, são ignoradas?

Será que os problemas acontecem por causa da falta de informações ou por falta de uma boa educação ambiental? #reflita

Segundo estudos, 1 a cada 12 pessoas não tem acesso à coletiva seletiva que o município disponibiliza, ou seja, apenas 18% da população utiliza esse recurso.

Isso faz com que, aqueles que apresentam uma mínima consciência ambiental, desistam da prática. Enquanto outros, nem sabem que existem estes serviços.

Baseados nesses dados, o Brasil fica estagnado em relação a coleta e reciclagem. Para a execução de todos os serviços de limpeza urbana, foram aplicados pelos municípios apenas R$ 10,15 por habitante/mês em média, o que é muito pouco. O triste é que não houve nenhuma manifestação referente a este assunto.

Talvez a melhor forma de mudar esta situação seja realmente uma reeducação ambiental ligada ao bom senso de TODOS nós seres humanos.

O começo é sempre um pequeno passo. Muitas ações diárias podemos modificar praticando os 3 Rs da Sustentabilidade, reduzir, reutilizar e reciclar.

Nós da Revita, uma recicladora de embalagens longa vida, gostamos de incentivar a boa prática. Não fique atento apenas às grandes notícias, perceba as pequenas coisas que você pode fazer pelo seu planeta.

Comece a mudança por você e seja um modelo para incentivar outros a mudarem também! O mundo agradece!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco