Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

PAÍSES CREDORES E DEVEDORES AMBIENTAIS

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais – e mede seus impactos. Utilizando essa metodologia, especialistas conseguem apurar se determinado país, atendendo à necessidade da sua população, está ou não consumindo mais recursos naturais do que a capacidade de regeneração dos seus ecossistemas. Caso seu consumo seja maior, o país é considerado devedor ambiental, caso contrário, credor ambiental.

Países devedores ambientais complementam sua necessidade de matéria-prima e recursos naturais com outros países sempre que seus “estoques” são insuficientes. Na apuração feita, são consideradas todas as diferentes demandas sobre a natureza, como os alimentos, madeira e fibra (algodão), absorção de emissão de carbono da queima de combustíveis fósseis, construções, estradas e infraestrutura.

Uma década atrás, o Brasil era considerado o 2o maior credor ambiental do planeta, logo atrás dos Estados Unidos. Mas, de lá pra cá, o cenário mudou e atualmente nenhum dos dois países são mais considerados credores ambientais.

Essa apuração e avaliação pode também ser efetuada no nível global, e, lamentavelmente, nosso planeta não foi considerado credor ambiental.

O WWF-Brasil – organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza e que integra a rede WWF com atuação em mais de 100 países –, publicou, no seu site, uma matéria informando que, segundo dados divulgados pela organização internacional de pesquisas Global Footprint Network, em agosto deste ano, a humanidade já teria consumido o estoque de recursos naturais referente ao ano inteiro. Ou seja, o orçamento ambiental do planeta estourou e entrou no “cheque especial” – desde agosto desse ano, estamos gastando recursos naturais além do que deveríamos.

Segundo esse levantamento, a humanidade utiliza recursos de maneira 1,7 vezes mais rápida do a capacidade de renovação da natureza.

Esse site divulgou também uma relação de países considerados devedores ambientais – com exceção da Índia – e uma referência de quantos planetas seriam necessários, caso a população mundial considerasse o mesmo padrão de consumo do país analisado:

País Qtd de Planetas
Estados Unidos – 5,0
Austrália – 4,1
Coréia do Sul – 3,5
Rússia – 3,3
Alemanha – 3,0
Suíça – 2,9
Reino Unido – 2,9
França – 2,8
Japão – 2,8
Itália – 2,6
Espanha – 2,3
China – 2,2
Brasil – 1,8
Índia –  0,7
MUNDO – 1,7

Fato curioso: a tabela demonstra também que, quase a totalidade dos países devedores ambientais listados estão localizados no Hemisfério Norte, ou seja, acima da linha do Equador.

É urgente que a humanidade reflita e exercite o consumo consciente como forma de reduzir a extração predatória dos recursos naturais, garantindo a vida do planeta e a qualidade de vida para as próximas gerações.

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco