PRESENTE NA NATUREZA, E AGORA NA NOVA CÉDULA, O LOBO-GUARÁ. VOCÊ SABE O VALOR DO LOBO-GUARÁ?

Hoje, aqui no blog da Revita, recicladora de embalagens longa vida, vamos abordar o tema que mais foi comentado nas últimas semanas.

O lobo-guará, animal símbolo da fauna do cerrado e espécie ameaçada, terá sua imagem estampada na nova cédula da família Real. A nota de 200 reais deve começar a ser produzida este mês e pode ajudar a refletir sobre a possível extinção da espécie.

Tornar-se o símbolo da cédula mais valiosa no Brasil contrasta com a realidade do lobo-guará, pois o lobo-guará tem passado por uma fase de pouca valorização perdendo parte de sua população nas últimas décadas.

De pernas longas, orelhas grandes e pelos de cor laranja-avermelhada em grande parte do corpo, esse animal atinge até um metro de altura e chega a pesar até 30 quilos.

O lobo-guará é visto normalmente no fim do dia, caminhando elegantemente pelas áreas de campo. Não apresenta grandes riscos aos humanos, só atacam quando se sentem ameaçados, sendo esse comportamento muito raro.

Geralmente vivem sozinhos e só procuram companhia na época de reprodução. Só se reproduzem uma vez por ano e a gestação pode durar aproximadamente 65 dias. Normalmente nascem de 2 a 5 filhotes, que inicialmente apresentam pelagem preta. Os filhotinhos são cuidados pela mãe e pelo pai.

A dieta do lobo-guará é onívora, pois alimentam-se de pequenos animais e de frutos. Quando é época de chuva, ele alimenta-se mais de frutos. Quando a estação é seca, a baixa quantidade de plantas faz com que esse animal opte por uma dieta mais voltada para pequenos animais.

O lobo-guará sofre muito com a destruição do ambiente, isso os obriga a procurar outros lugares para viver e alimentar-se. Diante desses problemas, o lobo-guará se encontra classificado como vulnerável à extinção.

Uma das esperanças de especialistas é que a imagem do lobo-guará na nova cédula traga mais destaque à espécie para que as pessoas se atentem às dificuldades vividas por esses animais.

Por isso, é fundamental a importância de projetos para a preservação da área habitada pelos animais, e a Revita, recicladora de embalagens longa vida, tem a missão socioambiental de sempre pensar na importância de seu trabalho com o impacto ambiental, contribuindo para avanços socioambientais e econômicos da sociedade.

Você sabia que também pode fazer a sua parte?

A população pode ajudar, não queimando áreas de cerrado, não desmatando, não realizando a caça e tendo bastante atenção ao viajar.

A Revita, recicladora de embalagens longa vida, traz notícias e texto como esses, que nos ajudam a pensar na importância das espécies para o nosso meio ambiente.

Porque sabemos que se conseguirmos mudar a mentalidade de ao menos uma pessoa, já é uma vitória para nós e para o Planeta!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.