Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

A FORÇA DAS MULHERES NA SUSTENTABILIDADE.

MULHERES NA SUSTENTABILIDADE

A necessidade de manter um relacionamento sustentável entre o ser humano e o meio-ambiente, tem se tornado cada dia mais urgente. E hoje vamos ver o importante papel das mulheres na sustentabilidade.

Já sabemos que a sustentabilidade envolve atender às necessidades do presente sem comprometer as futuras gerações, além disso sabemos também que sustentabilidade é um dever de todos. 

Porém quando falamos no assunto sustentabilidade é importante destacar que as mulheres são protagonistas. Afinal as características e instintos femininos de cuidado e proteção são referência também na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Pesquisas sobre o importante papel das mulheres na sustentabilidade.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale revelou que as mulheres possuem uma maior consciência e atitude em fatores ambientais e envolvimento em relação à preservação do meio ambiente. E também uma investigação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), declara que as mulheres reciclam mais, e tornam as compras mais conscientes e sustentáveis.

Você pode ler mais sobre substituição sustentável em: https://revita.ind.br/blog/substituicao-sustentavel/

Para Ambiente & Sociedade, de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o papel da mulher no manejo dos recursos naturais, enquanto protagonista relevante e ativa de ações locais, regionais e globais. 

Então já sabemos que para conquistar as mudanças necessárias e manter um planeta mais digno de se viver para as futuras gerações, é preciso ter o olhar e a capacidade de somar conhecimento, informações e percepções para tentar compreender e solucionar os problemas e conflitos do mundo atual.

E a vocação feminina de estar conectada em diferentes áreas, simultaneamente, com afeto, comprometimento e atenção é condição determinante para se compreender a sustentabilidade no sentido de perpetuação da vida.

Mas viver baseado na sustentabilidade significa muito mais do que apenas preservar os recursos naturais, é preciso reconstruir atividades humanas de maneira a permitir a continuidade das futuras gerações. Da mesma maneira como as mulheres sempre fizeram: Cuidando da geração atual, e das futuras gerações, mesmo que estejamos em estado de turbulência. 

Por isso nós da Revita recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), esperamos que o Dia Internacional da Mulher que está chegando, nos proporcione uma reflexão em diversos sentidos, tanto sociais como ambientais. 

O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade depende da participação de todos em todas as atividades que fizermos. 

É preciso ter em mente diariamente atitudes sustentáveis! 

E acreditar sempre, que tudo pode se tornar, novo de novo!

 

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco