Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

INDÚSTRIAS EM TELÊMACO BORBA

Os cidadãos telêmaco-borbenses têm muitos motivos para se orgulhar de sua cidade e comemorar seu 55o aniversário no próximo mês. Considerada a Capital Nacional do Papel, e centro de referência do setor madeireiro, o jovem município, com área de 1382 km2, abriga o sexto maior polo industrial do Paraná (além de uma população estimada em 78 mil habitantes).

Telêmaco Borba possui o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de 0,734, considerado alto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. É também, nesse município, que se localiza a maior fábrica de papel da América Latina, a unidade Monte Alegre das indústrias Klabin.

Desenvolvimento industrial em Telêmaco Borba – a origem e o início da mudança

Dependente da Indústria Klabin S/A por muitos anos, para enfrentar as rápidas mudanças que ocorriam no cenário econômico mundial, o município de Telêmaco Borba, em parceria com a Indústria Klabin, buscou novas alternativas para o desenvolvimento local, visando a geração de empregos e renda, melhorando a qualidade de vida da sua população.

O potencial madeireiro da região foi utilizado para alavancar o desenvolvimento pretendido, que se intensificou a partir de 1993, e, aos poucos, consolidou o município como um polo industrial madeireiro forte, reconhecido como um dos maiores centros produtivos de madeira certificada.

Indústrias em Telêmaco Borba – O desenvolvimento pretendido torna-se realidade

Passados 14 anos desde que se intensificaram as ações, o desenvolvimento local no município de Telêmaco Borba tornou-se uma realidade e continua crescendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE:

  • O PIB per capita de Telêmaco Borba, de R$ 44.278,00, ocupa a 38a posição quando considerados os 399 municípios do estado do Paraná;
  • O salário médio mensal dos trabalhadores formais, em 2016, era de 3,2 salários mínimos;
  • A taxa de escolarização de 6 a 14 anos, em 2010, foi de 98,4%. O município também possuía, em 2017, um total de 17 estabelecimentos de ensino médio;
  • Em 2009, o município possuía 29 estabelecimentos de saúde SUS.

Ratificando o desenvolvimento ocorrido, segundo informa o IBGE, o município de Telêmaco Borba ocupa também a 33a posição no ranking dos municípios do estado do Paraná, com 1987 empresas atuantes em 2016, sendo 80 industriais.

A Revita e a Forest Paper se orgulham de fazer parte dessa comunidade industrial de Telêmaco Borba!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco