IMPACTOS POSITIVOS QUE A RECICLAGEM DAS EMBALAGENS CARTONADAS TRAZEM AO MEIO AMBIENTE!

Já parou para pensar que o ser humano é o único responsável por todo o acúmulo de lixo no planeta?

O Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, aproximadamente 7 milhões de toneladas de lixo são destinadas a aterros sanitários. E mais de 2,4 milhões de toneladas de plásticos são descartados de forma incorreta, na maioria das vezes, sendo deixados em lixões a céu aberto.

A reciclagem é uma medida muito importante que pode ser tomada para a diminuição do lixo que é produzido. Com a reciclagem é possível dar origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima, diminuindo a produção de rejeitos. E quanto mais se recicla, mais se reaproveita, diminuindo a necessidade de extrair novas matérias-prima da natureza.

Quando o assunto é reciclagem, as embalagens cartonadas (longa vida) se destacam, pois é uma embalagem 100% reciclável, depois do seu uso quando encaminhada de maneira correta para a coleta seletiva, é possível obter outras matérias-prima.

No ano de 2018, a taxa de reciclagem de embalagens cartonadas no Brasil foi de 29.1%, totalizando 73 mil toneladas.

Devido a grande quantidade de embalagens cartonadas usadas, a grande maioria que são consumidas ainda são descartadas de maneira incorreta, por isso é importante lembrar a sobre a reciclagem desse material.

A Revita, recicladora de embalagens cartonada (longa vida), participa do processo de conscientizar e ajuda na educação ambiental, mas pode surgir alguns questionamentos, como por exemplo: Quais os benefícios que reciclagem das embalagens cartonadas traz para o meio ambiente?

Fique tranquilo! A Revita, recicladora de embalagens cartonada (longa vida), lista pra você!

 Através da reciclagem das embalagens cartonadas é produzido a celulose sustentável, gerando matéria-prima para as empresas produzirem o papel e outros produtos que levam a celulose em sua composição.

– Aqui na Revita  também damos vida ao Aluvita, material resultante da reciclagem de embalagens longa vida é uma mistura do termoplástico PEBD – Polietileno de Baixa Densidade com o alumínio, que é enfardada e enviada novamente ao ciclo produtivo de outras empresas do segmento, e assim é possível minimizar o uso de até 95% de energia que seria usada para produzir alumínio primário;

– Através do REVITACEL, que é a celulose sustentável, adquirida a partir da reciclagem, atendemos empresas na fabricação de telhas de fibrocimento, com o intuito de substituir o amianto, trazendo benefícios para a população em geral e para o meio ambiente; 

– A reciclagem da parte plástica das embalagens cartonadas (longa vida), podem ser utilizadas na fabricação de novos plásticos, pellets para a indústria de plástico, placas, entre outros produtos.

– Através da reciclagem é possível diminuir significamente os resíduos que são enviados para os aterros sanitários ou lixões de céu aberto. Isso traz inúmeros benefícios para a camada de ozônio, evitando a liberação de gases que causam o efeito estufa, e também sendo possível produzir novas matérias-primas, evitando a extração de matéria-prima da natureza.

Por todos esses e outros motivos, que sempre citamos em nosso blog, é que devemos sempre incentivar a reciclagem. A reciclagem vem como uma maneira importante de diminuir os impactos ambientais.

É importante sempre pensar que um material não deve ser simplesmente descartado. Porque aqui na Revita, tudo fica novo de novo!

A Revita se preocupa. A Revita age. A Revita transforma.

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.