COMO DEIXAR SUA EMPRESA MAIS SUSTENTÁVEL EM 3 PASSOS!

Ser sustentável não é mais uma questão de opção! É importante entender que com pequenas ações você pode deixar sua empresa mais sustentável.

A natureza não nos envia uma fatura mensal dos serviços prestados por ela a nós, mas isso não significa que podemos nos aproveitar de seus recursos sem pagar o preço por isso.

Toda atividade que realizamos traz impactos positivos ou negativos para o meio ambiente, e frequentemente vemos o homem sendo responsável por danos causados ao meio ambiente que não atingem apenas plantas e animais, mas também provocam impacto negativo na água, no ar e no solo. 

Ser sustentável tornou-se responsabilidade de todos, esse termo está relacionado não apenas com pequenas ações como separar o lixo para a reciclagem e plantar árvores, está relacionado ao uso consciente dos recursos naturais, sem comprometer sua disponibilidade às gerações futuras. 

Com este conceito em constante crescimento os consumidores estão valorizando as empresas que adotam medidas sustentáveis e com isso muito se tem falado sobre a sustentabilidade no mundo corporativo, assim, a sustentabilidade empresarial passou de diferencial para parte principal da gestão de empresas em todo o mundo. 

Apesar de esse ser um conceito bastante complexo, e nem sempre bem compreendido, tornar sua empresa mais sustentável é muito menos complicado do que a princípio pode parecer.

SIM! Pequenas estratégias e ações simples são capazes de transformar radicalmente a rotina do seu negócio, bem como sua relação com os clientes. 

Por isso, a Revita recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), trouxe algumas medidas para você adotar em sua empresa,  garantindo a manutenção dos recursos naturais e se destacando no mundo empresarial.   

3 Medidas simples que vão mostrar como tornar a sua empresa mais sustentável: 

 

  • Reduza o consumo de água e energia;

Uma maneira simples de reduzir o uso da água é colocando torneiras temporizadas em todas as pias e utilizar reguladores de pressão nas torneiras, evitando assim o desperdício. Com relação à diminuição da utilização de energia, sempre que possível, é fundamental optar por equipamentos novos e com melhores classificações de consumo. Sendo interessante também organizar os espaços de forma a aproveitar melhor a luminosidade solar e implementar lâmpadas com sensores de movimentos.

Essas ações simples ajudam a salvar o planeta e até mesmo economizar nas contas no final do mês. 

  • Gerencie o lixo e evite o plástico;

Incentive clientes e colaboradores a utilizarem menos plástico. Ofereça embalagens sustentáveis, incentivando o uso de sacolas de papel reciclável, que são eficientes e benéficas para o meio ambiente. Além disso, busque sempre incentivar os seus consumidores e funcionários a terem hábitos sustentáveis.

Transmitir hábitos que sejam mais sustentáveis, te auxilia no processo de fidelizar os clientes criando um vínculo à sua marca e tornando o seu relacionamento diferenciado com o consumidor final.

  •  Busque fornecedores sustentáveis.

Talvez a maneira mais fácil de tornar sua empresa mais sustentável seja colocar os requisitos certos nos fornecedores e revisar suas compras. Como cliente, você sempre tem a oportunidade de escolher um fornecedor com base nos requisitos de qualidade, preço e sustentabilidade que você e sua organização formulam. 

Para a sua empresa ser realmente considerada sustentável, é preciso levar em consideração toda a cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos clientes.

Dentro desse contexto, é essencial buscar parcerias com fornecedores que também pratiquem a sustentabilidade em suas atividades. Prefira sempre empresas que possuam certificações ambientais.

Acabamos de ver que através de simples gestos uma empresa pode ser mais sustentável e fazer a sua parte garantindo um planeta para as futuras gerações.

Sabemos que pode parecer um pouco difícil, mas cumprir todas as ideias de desenvolvimento sustentável é uma importante maneira de começar. E um fato de extrema importância é: Adotar pequenas estratégias sustentáveis para sua empresa hoje trará inúmeros benefícios para a lucratividade da empresa amanhã.

A sua empresa será capaz de atrair mais clientes, crescer, contratar profissionais e obter lucro a longo prazo. O que você faz de um aspecto ambiental e social, portanto, podem otimizar a lucratividade da empresa.

Uma empresa sustentável é motivo de orgulho para clientes e para seus colaboradores.

 

 

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.