Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

DIA NACIONAL DAS ABELHAS! QUAL A IMPORTÂNCIA DELAS PARA O MEIO AMBIENTE?

DIA NACIONAL DAS ABELHAS

Você tem medo de abelhas? Não devia!

Estes pequenos insetos possuem grande importância em nossas vidas e na do planeta!

No blog da Revita, recicladora de embalagens cartonadas (longa vida), vamos entender melhor porque estes pequenos insetos voadores tem um dia só para eles! =)

Há cerca de 4 mil anos, os humanos criam abelhas por causa do mel e da cera. A cera da abelha é usada para fazer velas, pomadas entre outros produtos. Alguns agricultores criam abelhas para ajudar na polinização de plantações.

Esses pequenos insetos que causam esse enorme impacto ao meio ambiente, vivem na maior parte do mundo. A maior parte das abelhas vivem em pequenas famílias, mas algumas vivem em grupos grandes e organizados.

Esse grupo é chamado de colmeia, que pode ser natural ou artificial. No interior dessas colmeia elas se dividem em classes e em cada colmeia existe uma rainha mãe, que é uma abelha adulta e fértil, a classe operária, que é composta pela maior parte das fêmeas, e os zangões.

Não é só porque chamamos ela de rainha que ela fica sentada o dia todo. Na sociedade das abelhas o trabalho é espalhado e as decisões são tomadas por consequência de estímulos químicos, visuais, auditivos e táteis.

As rainhas são, na maioria das vezes, duas vezes maior do que as operárias e é a única abelha fértil da colmeia. O local e o alimento é o que determina a escolha da abelha rainha. Quando o alimento é exclusivamente da geleia real, as abelhas se desenvolvem maiores, pois nessa geleia possui mais açúcar. Já as operárias se alimentam de geleia de operária, contendo menos açúcar, mais mel e pólen.

A abelha rainha produz cerca de 2.500 ovos por dia. Os ovos que são fertilizados se transformam em fêmeas, rainhas e operárias, e os ovos não fertilizados se transformam em zangões.

Os zangões são maiores e mais fortes, possuem olhos mais desenvolvidos e suas antenas possuem maior capacidade olfativa, o que torna mais eficiente na localização das rainhas, e por isso a sua função é fecundar a abelha rainha. A abelha rainha tem a função reprodutiva. Ela passa a vida colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas. As operárias realizam o trabalho de manutenção da colmeia desde a limpeza, alimentação e até a defesa da colmeia.

Cada um possui um papel de grande importância na colmeia e é incrível saber como isso funciona de maneira tão equilibrada e organizada. E o papel das abelhas não para por aí!

As abelhas protagonizam um papel importante em toda uma cadeia alimentar. Elas são reconhecidas por sua importante contribuição para a segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável, saúde ambiental e dos ecossistemas, além do enriquecimento da biodiversidade.

Mas Revita, qual é a importância das abelhas para o planeta?

Pensando em uma escala global, o desaparecimento das abelhas causaria dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

A função principal das abelhas é a polinização, que é a transferência do pólen de uma flor com estrutura masculina para uma de origem feminina. Esta ação exerce uma função muito importante na natureza. Na medida em que isso acontece, permite a formação de frutos e sementes, o qual, produzirá novas plantas e frutos.

Assim, voando de flor em flor, as abelhas promovem a reprodução cruzada, gerando frutos de melhor qualidade e mais sementes.

Isso nos mostra que sem esse trabalho das abelhas não haveria frutos silvestres, como por exemplo os tomates, abacates, couves, amêndoas, laranjas, maçãs entre outros alimentos.

A Revita, recicladora de embalagens cartonada (longa vida), presa por sempre trazer informações relevantes e de grande importância. É interessante sabermos como pequenos insetos trabalham de maneira perfeitamente organizada e como a presença deles causam grande impacto em nossas vidas!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco