Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

COVID-19 NO BRASIL

COVID-19 NO BRASIL

Recentemente aqui no blog abordamos o início da propagação do COVID-19 no mundo. Atualmente, a situação começou a se agravar aqui no Brasil e segundo estatísticas, infelizmente, os números tendem a aumentar.

O Rio de Janeiro confirmou duas mortes em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira, 19 de março. São Paulo já soma cinco mortes. Há 621 casos confirmados no país até o momento.

Diversos países começaram a tomar medidas de isolamentos e bloqueio de fronteiras. Aqui na América do Sul, Argentina, Brasil e Colômbia já fecharam as fronteiras ou restringiram drasticamente a entrada de estrangeiros.

Para evitar aglomerações ou lugares lotados de pessoas, o governo de São Paulo está adiando ou suspendendo eventos e fechando lugares que possuam um maior número concentrado de pessoas como faculdades, adiando ou suspendendo eventos culturais e recomendando que funcionários de órgãos públicos trabalhem de casa. Essas mesmas orientações estão sendo aplicadas em outras cidades onde há casos confirmados de COVID-19.

QUEM MAIS DEVE TOMAR MAIS CUIDADO?

A ideia de que esse novo vírus é uma ameaça para todo mundo é parcialmente equivocada. Este novo coronavírus é sim um perigo, mas para um grupo específico.

Os grupos de pessoas que devem tomar cuidado são:

  • Pessoas com reincidências de doenças cardiovasculares, pulmonares, diabetes, entre outras. Segundo alguns casos, fumantes também tem um risco mais agravante;
  • Idosos acima de 70 anos. Nessa idade, é profundamente aconselhável que os cuidados sejam dobrados. A imunidade nessa faixa já está muito debilitada;
  • Crianças e adolescentes de até 16 anos de idade. Essa faixa de idade não é um perigo para a pessoa em si, mas os que estão ao redor. Geralmente essa faixa de idade, o sistema imunológico da criança e adolescente é muito bom contra doenças, mesmo assim, o indivíduo pode carregar o vírus e propagá-lo para outras pessoas.

O QUE FAZER CONTRA O COVID-19?

Infelizmente, ainda não há uma cura para o novo coronavírus. Por isso as medidas preventivas estão em bastante evidência. Então o recomendável é nada mais que o BÁSICO.

  • Lave as mãos e passe álcool gel (70%);
  • Se estiver doente, FIQUE EM CASA. Caso isso não seja possível, use máscara para não propagar o vírus em ambientes públicos. Aqui, a recomendação é apenas se deslocar ao hospital se sentir falta de ar. Caso contrário, o sistema de saúde não irá aguentar o volume de pessoas;
  • Em casos de tosse e espirros em lugares públicos, proteja o rosto com o cotovelo.

Seguir essas prevenções é a melhor coisa que podemos fazer. Criar uma consciência coletiva para ajudar os outros e a nós mesmo é a solução para combater um “inimigo” que não tem cura, pelo menos por enquanto.

A fim de facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

Para baixar o app iOS clique aqui.

Para baixar o app Android clique aqui.

Também com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Nós da Revita, recicladora de embalagens longa vida, estamos de olho na situação do COVID-19 e como está o seu avanço pelo Brasil. Tome cuidado com seus hábitos higiênicos. Pode até parecer que é um exagero, mas para as pessoas que estão em risco, não. Cuide do próximo.

Se conscientize e procure seguir as orientações do Ministério da Saúde.

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco