Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

CONSUMO CONSCIENTE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Consumo consciente (ou consumo responsável) é aquele que tem como premissa a sustentabilidade. É um conjunto de ações que orientam a forma como exploramos os recursos naturais pela maneira que consumimos – e todo consumo gera impacto, seja ele positivo ou negativo.

Ter consciência desses impactos na hora de comprar, aprender como comprar e usar, e ainda mais, como descartar depois, fazem parte desse conjunto de ações de consumo consciente.

O Instituto Akatu, uma organização não governamental sem fins lucrativos e que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, formulou os 12 princípios do consumo consciente, utilizados amplamente para enfatizar, de forma simples e direta, atitudes que minimizem impactos negativos na hora de comprar. São eles:

Planeje suas compras: comprar impulsivamente é o oposto do que o consumo consciente prega. Quem se planeja tem condições de comprar menos e melhor.

Avalie os impactos de seu consumo: o que você compra prejudica o meio ambiente? Pense nos impactos à sociedade.

Consuma apenas o necessário: compre de acordo com suas reais necessidades.

Reutilize produtos e embalagens: conserte, transforme e reutilize!

Separe seu lixo: reciclagem é essencial.

Use crédito conscientemente: o que você vai comprar não pode esperar? Você pode causar impactos negativos em suas finanças.

Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: não procure apenas por preço e qualidade – valorize empresas que são responsáveis com seus funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados: contribua para a geração de empregos estáveis e para combater o crime organizado.

Contribua para a melhoria de produtos e serviços: envie para as empresas de quem você mais compra sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços.

Divulgue o consumo consciente: abrace a causa!

Cobre dos políticos: exija ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.

Reflita sobre seus valores: autoavaliação sempre. Somente dessa forma você vai encontrar novas alternativas que impactem menos negativamente no meio ambiente.

Uma sociedade que pensa no meio ambiente, que quer um mundo melhor para essa e para as outras gerações, pratica o consumo consciente. Quem sabe essa não é uma boa meta para adotar no seu dia a dia?

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco