Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

BRASIL SEM FRESTAS! UM PROJETO QUE LEVA CONFORTO TÉRMICO À DIVERSAS FAMÍLIAS REUTILIZANDO EMBALAGENS LONGA VIDA!

BRASIL SEM FRESTAS

Hoje, aqui blog da Revita, Recicladora de Embalagens Longa Vida, vamos falar sobre um projeto incrível que vem fazendo a diferença na vida de muitas famílias. A partir da coleta de embalagens longa vida, vamos contar a história do Projeto Brasil Sem Frestas!

Um exemplo a ser seguido, e claro que a Revita já se tornou parceira, vamos juntos ajudar a proteger e levar conforto a muitas famílias pelo Brasil todo!

O Projeto Brasil sem Frestas nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo, e já ajudou várias famílias a se protegerem do calor e do frio.

A química Maria Luiza Camozzato, em meio a uma noite chuvosa e com uma tempestade, preocupou-se e percebeu o risco que a comunidade corria ao conviver diariamente com o frio e a umidade em seus lares após as chuvas, e sentiu a necessidade de ajudar as famílias em vulnerabilidade social.

Com a ideia em mente, a química convocou colegas para formarem um grupo de voluntariado. Juntos iniciaram o trabalho de coleta, corte e costura das embalagens longa vida, dentre elas, caixas de leite. A iniciativa permitiu que as famílias pudessem ter um conforto imediato, sem depender de grandes investimentos ou auxílio governamental, melhorando assim a saúde pública de moradores e evitando que um produto de alta durabilidade e de difícil reciclagem escape para o meio ambiente e cause efeitos nocivos.

Mas você sabia que aquela caixa de leite ou suco que é descartada depois de vazia, muitas vezes inadequadamente, pode além de contribuir com o meio ambiente, ajudar a enfrentar o frio e o calor extremo?

A reutilização das embalagens longa vida se tornaram uma alternativa eficiente para o crescimento deste projeto, pois o reaproveitamento dessas embalagens é uma alternativa mais barata para minimizar problemas de isolamento e climatização, para habitações em situação de extrema necessidade.

A sua aplicação adequada nas paredes ou forro de casas pode contribuir com a temperatura nos ambientes em até 8 graus, e ainda possui uma vedação contra um fator preocupante que é a entrada de insetos e animais peçonhentos, minimizando a entrada desses insetos pelas frestas da casa.

Para te mostrar, que este projeto nasceu para proteger, gerar mais conforto às famílias e aquecer corações, temos mais uma história que é da Marcia Lago, no ano de 2016, ela teve contato com o projeto em Curitiba, onde a Tania Ribas é a Coordenadora do Brasil Sem Frestas e se apaixonou pela iniciativa e pelas transformações geradas através dele. Então em 2018, ela replicou o projeto em sua cidade que é Chapecó. Hoje, Marcia recebe diversas doações de embalagens longa vida e com essas doações melhora a vida de muitas outras famílias!

Adotar essa ideia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão drásticas como pode parecer à primeira vista. Mas se tornam necessárias para muitas pessoas.

E com isso, contribui com o meio ambiente, pois esse material leva cerca de 100 anos para se decompor.

Depois de entendermos sobre esse projeto, e como o descarte correto de um material reciclável pode fazer a diferença para outras pessoas, conseguimos compreender melhor a importância da Reciclagem, não só para o Meio Ambiente, mas também para as pessoas. É uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam jogados como lixo, no entanto podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.

É importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade! Se você está aqui conferindo essa matéria e ficou interessado em ajudar e fazer doações de embalagens longa vida, pode entrar em contato pela página do Facebook e falar diretamente com os responsáveis: https://www.facebook.com/brasilsemfrestascco/?modal=admin_todo_tour 

http://brasilsemfrestas.com.br/multiplicadores/  neste link estão todos os multiplicadores do projeto pelo Brasil.

Nós da Revita, recicladora de embalagens longa vida, estamos fazendo nossa parte firmando esta parceria com o Projeto Brasil Sem Frestas e te convidando a dar um passo à frente, evitando a poluição do meio ambiente e ajudando outras famílias!!!

Faça a sua parte também: Recicle e ajude!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco