Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

AMIANTO! O QUE É E QUAIS OS RISCOS A SAÚDE? ENTENDA COMO A REVITA DESENVOLVE SEU TRABALHO PARA MINIMIZAR O USO DESTE MATERIAL!!!

Revitacel celulose sustentável

Hoje vamos falar sobre esse tema que há algum tempo foi muito discutido em várias mídias e que realmente merece muito a nossa atenção!

Nós da Revita, recicladora de embalagens longa vida, abordamos temas voltados à sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem e focamos na conscientização, não apenas de nossos funcionários, fornecedores e parceiros, mas também procuramos conscientizar nossos leitores!

Todo nosso trabalho é pautado no tripé da sustentabilidade, que são: Social, Econômico e Ambiental. Então neste momento, você pode estar se perguntando: O que o assunto do amianto tem a ver com a Revita?

O amianto pode gerar vários riscos à saúde, portanto hoje, vamos falar um pouco sobre ele e explicar o papel da Revita como uma desenvolvedora de soluções ambientais neste processo de substituição do amianto!

Vamos começar entendendo um pouco sobre o amianto. Ele é um mineral que ocorre na natureza, uma variedade dele, o amianto branco, é utilizado nas construções civis em países desenvolvidos, porém é proibido na grande maioria dos países industrializados. Outras formas de amianto – o azul e o marrom – são proibidos em todo o mundo. Já foi considerado o “mineral mágico” devido a sua grande resistência à altas temperaturas, boas qualidades isolantes, flexibilidade, durabilidade e o baixo custo.

Há duas décadas eram produzidas telhas, partículas de freio, caixas d’água, o amianto podia ser misturado ao cimento e então era utilizado para construir pisos e tetos, enfim, ele foi utilizado na produção de mais de três mil tipos de produtos diferentes.

Atualmente o uso do amianto foi proibido em mais de 50 países. Estudos comprovam que o material é cancerígeno, diversas doenças foram causadas em trabalhadores da indústria de amianto e trabalhadores da construção civil, estas doenças foram estudadas e então foi obtido a comprovação de que foram causadas devido a inalação deste material. As partículas do amianto uma vez inaladas, ficam no organismo, e mesmo assim ainda existem debates sobre o uso do amianto, inclusive no Brasil!

Sobre o descarte deste material, como telhas e caixas d’água orienta-se que seja feito juntamente com resíduos tóxicos, por ser um material perigoso e que não pode ser reutilizado e nem reciclado. Uma telha de amianto tem durabilidade de até 70 anos, todos sofrem com os impactos deste material já que é nocivo para o meio ambiente, para saúde humana e de animais.

Agora, entenda o que nós da Revita, recicladora de embalagens longa vida, temos como solução ambiental para este problema!

Vamos conhecer um pouco sobre o Revitacel, ele é uma fibra de celulose sustentável de fibra longa em sua maior porcentagem. Neste caso estamos falando da primeira reciclagem das embalagens longa vida, como esta embalagem não passou por nenhum processo de reciclagem é possível preservar as características desta fibra, fornecendo ao produto maior resistência, flexibilidade e qualidade. O Revitacel pode ser utilizado em diversas áreas como, fibrocimento e nos seguimentos de fábricas de papel.

O Revitacel atende às empresas na fabricação de telhas de fibrocimento, estas telhas são projetadas justamente para substituir o uso de telhas de amianto. A telha de fibrocimento é caracterizada pela sua resistência, leveza e durabilidade.

Sempre falamos que aqui na Revita, tudo se torna novo, de novo e não é diferente com o Revitacel, já que ele vem da reciclagem das embalagens longa vida para auxiliar na substituição do amianto. As empresas de fibrocimento, que não utilizam mais o amianto, incorporaram novos processos, então o Revitacel juntamente com uma fibra sintética e fibra virgem acabam entrando para a substituição do antigo “mineral mágico” mais conhecido como amianto.

É curioso saber que sua caixinha de leite, suco ou qualquer embalagem longa vida pode ser reciclada e voltar a ser utilizada de forma sustentável por diversas empresas!

A Revita, se preocupa com o meio ambiente e prioriza a sua saúde!

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco