A IMPORTÂNCIA DOS MANGUEZAIS PARA O ECOSSISTEMA

No Blog Revita, a maior recicladora de embalagens longa vida do Brasil, falamos muito sobre a importância do cuidado com o nosso ecossistema. Em 26 de julho comemoramos uma data pouco conhecida, no qual carrega muitos significados, que é o Dia Mundial dos Manguezais.

A data comemorativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância dos mangues, destacando sua função natural.

O manguezal é uma formação vegetal típica de zonas litorâneas, uma mistura das águas dos rios doces com as águas do mar, que proporcionam um ambiente alagado de fundo lodoso, salobro, com pouca oxigenação e grande quantidade de partículas orgânicas. Sendo muito comum nos locais em que os rios desembocam no mar.

A lama, a areia e o emaranhado de raízes, que compõem os manguezais, podem desagradar os olhares à primeira vista, no entanto merecem toda atenção e cuidado. Isso porque, com a proteção dos mangues, há consequentemente a preservação da biodiversidade, tanto da fauna como da flora brasileira.

O Dia Mundial de Proteção aos Manguezais é uma data que merece a atenção dos brasileiros. Afinal, é neste ecossistema ameaçado pela ação humana que a vida se manifesta das mais diversas formas.

Os manguezais são definidos como ecossistema de transição do meio marinho para o terrestre em que a vida é controlada pelo ritmo das marés, tornando esse momento de extrema importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha.

Esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.

Não podemos deixar de lembrar que a vegetação desse ecossistema tem extrema importância para barrar erosões e ainda estabilizar a zona costeira. O mangue também assume um papel importante ao regular e diminuir as emissões de carbono, considerado o principal causador do efeito estufa.

Você sabia da importância dos manguezais?

A Revita, recicladora de embalagens longa vida, se preocupa e reconhece a importância de proteger os manguezais e garantir a preservação da vida!

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.
É uma desenvolvedora de soluções ambientais. Na Revita tudo sempre fica Novo, de Novo.

Quer receber notícias sobre sustentabilidade, reciclagem, entre outros?

Cadastre aqui seu e-mail!

selo FSC

A Revita possui o selo FSC®️ (Forest Stewardship Council®️ ou Conselho de Manejo Florestal). O rótulo FSC®️ no Revitacel assegura o uso responsável dos recursos florestais do mundo! Clique aqui para fazer o download da nova política FSC.