Na Revita tudo sempre fica novo, de novo.

A BIODIVERSIDADE

biodiversidade

Você sabe o porquê a biodiversidade é tão importante?

Precisamos compreender que biodiversidade significa o nascer de várias vidas. Não é algo restrito às espécies que encontramos apenas nas florestas. Todos e tudo está conectado. Infelizmente, a grande maioria desta sociedade moderna está começando a entender isso não pelo amor, mas pela dor.

Chega a ser triste pensar que pandemias, fome, miséria e desmatamento sejam algo tão presente. O desequilíbrio acontece quando a cooperação deixa de existir, a famosa disputa.

Ao analisarmos um ecossistema natural equilibrado, é fácil perceber como a natureza é perfeita na forma como rege seus ciclos, como cria abundância e harmonia nas relações de interdependência, entre as espécies e os elementos.

O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.

Porém nos últimos meses e anos, só estamos presenciando os casos mais bárbaros e drásticos de crimes e ações contra a natureza e o meio ambiente. Invasões em florestas para fazendas clandestinas, desmatamento ilegal, descarte de lixo no oceano de forma exagerada, extinção de animais em massa e entre outros problemas que compõe uma lista enorme de situações terríveis que estamos enfrentando.

Devemos nos atentar ao fato de que, primeiramente, nós somos a natureza. Então, neste momento, é nela que precisamos nos inspirar para passar por este momento crítico de desequilíbrio. Precisamos nos adaptar e cooperar para que o equilíbrio se restabeleça na Terra.

Se observamos como as pessoas têm dado tanta importância para o sol que bate em suas janelas durante a quarentena, admirado o céu azul e o calmo silêncio das ruas vazias, o passeio de exercício nos parques e praças verdes, comemoração nas redes sociais que um animal saiu da extinção, estaríamos lidando bem melhor e encontrando soluções com a situação do mundo literalmente estar acabando pelas nossas mãos.

Já parou para refletir sobre os animais andando livremente pelas ruas desertas ou os peixes e os golfinhos ressurgindo em canais pelo mundo? Eles voltaram a coexistir conosco, já que agora o ser humano parou de correr em busca de um domínio desenfreado sobre tudo.

Então, se pararmos um momento para refletir, podemos perceber o tamanho do espaço que estamos tomando, sem considerar o fato de que não estamos sozinhos. Além disso, somos extremamente dependentes dos “serviços” que a natureza presta para o homem como a produção de alimentos, água e regulação do clima. E advinha só, estamos matando ela aos poucos.

Tudo isso que nos envolve é a biodiversidade. Enquanto estamos parados em casa (pelo menos alguns), o nosso planeta está retomando seu curso natural. Como muitas vezes já fez.

A Revita, recicladora de embalagens longa vida, trouxe este conteúdo como forma de reflexão. O momento de mudar é agora. Pense a respeito. Se permita.

Gostou? Compartilhe

Artigos

Fale Conosco