DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

O tempo de decomposição dos resíduos sólidos varia bastante. Acreditando na reciclagem e preocupada com a conservação do meio ambiente e o impacto que o descarte inadequado causa na nossa saúde e na saúde das próximas gerações, a Revita listou abaixo algumas substâncias, produtos e materiais comuns no nosso dia a dia, mas que precisam de um grande período de tempo para se decompor e para serem absorvidos pela natureza.

Tempo de decomposição* de alguns materiais:

Plásticos: até 450 anos
Metais: mais de 100 anos
Vidros: 4.000 a 1 milhão de anos
Cerâmica: indeterminado
Alumínio: 80 a 1000 anos
Embalagens PET: mais de 100 anos
Copos plásticos: de 200 a 450 anos
Sacos plásticos: 30 a 40 anos
Latas de alumínio: 100 a 500 anos
Pilhas: 100 a 500 anos
Embalagens Longa Vida (alumínio): até 100 anos
Pontas de cigarro: 2 anos
Embalagens de papel: 1 a 4 meses
Jornais: 2 a 6 semanas
Nylon: 30 a 40 anos
Chicletes: 5 anos
Cascas de frutas: 3 meses
Esponjas: indeterminado
Borrachas: indeterminado
*O tempo de decomposição varia de acordo com as condições do ambiente em que se encontra

Se considerarmos o volume diário de lixo que produzimos e descartamos de maneira inadequada nos quase 3.000 lixões a céu aberto existentes atualmente no Brasil, e o tempo de decomposição mencionado acima, fica fácil prever a condição insustentável que estaremos delegando para as próximas gerações.

Pratique, então, o descarte seletivo!

Mantenha o resíduo sólido reciclável de sua casa (papel, papelão, embalagens longa vida, vidros, metais, plásticos, etc) separado dos resíduos orgânicos (restos de comida, cascas de frutas/legumes, etc) e encaminhe-os periodicamente para as cooperativas de catadores e locais de coleta próximos de sua casa.

Você se preocupa com o futuro das próximas gerações? Fica nosso convite para exercermos a sustentabilidade de forma prática

« Voltar ao blog

A Revita

A Revita é uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.